Vagões são removidos do antigo local de manobras de trens em Marechal Floriano
Publicado em 27/11/2019 às 11:12
Uma equipe de ferroviários munidos com equipamentos especiais realizou na tarde desta terça-feira (26) a retirada de vagões de carga lotados de dormentes de madeira que estavam estacionados ao lado da antiga estação ferroviária, atual Museu da Imigração.
O carregamento servia como sustentação das linhas férreas e era necessário em todo o trajeto entre as estações de Argolas, na Grande Vitória e Barão de Mauá, Rio de Janeiro. A ferrovia parou de funcionar com passageiros há vários anos e a seguir suspendeu o transporte de turistas e cargas pesadas como granito e eucalipto.
Na atualidade apenas um auto de linha funciona para transporte de técnicos em eventualidades como a que ocorreu com a mudança de local de estacionamento dos vagões abertos, denominados internamente por “pranchas”. O local de onde foram retiradas as pranchas, abriu um espaço onde a Prefeitura Municipal tem a pretensão de construir um estacionamento para veículos.
O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Antônio Malini, afirma que a municipalidade quer construir um estacionamento de veículos no espaço que a partir da retirada das pranchas ficou ocioso. “Vamos trabalhar para isso e cremos que a ferrovia concordará com a nossa solicitação oficial”, disse.
Para o morador de Marechal Floriano, Jacy Pimentel, a atitude da municipalidade em construir um estacionamento é digna de crédito por toda a população, já que o terreno está ocioso e o espaço poderá ser ocupado por muitos veículos que ficam nas ruas. “Seria ótimo um estacionamento neste local”, disse.
O segurança bancário Adeilton Campos, também é favorável à implantação de um estacionamento já que o quantitativo de veículos é grande em Marechal Floriano. “As pessoas chegam de fora para realizarem as suas compras e querem estacionar, mas quando não encontram deixam de lado as compras e mudam o trajeto para outra cidade”, disse.