VIDA SAUDÁVEL

Vida Saudável

Vacinas contra o câncer: uma nova fronteira na prevenção e tratamento da doença

Publicado em 29/04/2025 às 14:27

Compartilhe

coluna-vida-saudavel

O desenvolvimento de vacinas contra o câncer está transformando a abordagem da oncologia, oferecendo não apenas novas possibilidades de prevenção, mas também estratégias inovadoras para o tratamento de diferentes tipos de tumor. Essa revolução científica, que une avanços da genética e da imunologia, representa um marco na medicina moderna e uma promessa de melhores resultados para pacientes em todo o mundo.

As vacinas terapêuticas contra o câncer utilizam mutações específicas dos tumores como alvos para estimular o sistema imunológico a combater a doença de forma personalizada. Além disso, vacinas profiláticas, como as que previnem infecções por HPV e hepatite B, já têm papel comprovado na redução de tumores associados a esses vírus.

O IBCC também está na linha de frente dessa revolução, com estudos focados no desenvolvimento e na aplicação de vacinas terapêuticas e profiláticas contra o câncer. Entre as tecnologias mais promissoras, estão as vacinas baseadas em RNA mensageiro, amplamente reconhecidas pela sua aplicação no combate à Covid-19, e que agora estão sendo adaptadas para tratar cânceres como melanoma e pulmão.

No Brasil, pesquisadores têm explorado vacinas personalizadas que, combinadas com imunoterapia, podem melhorar significativamente a resposta imunológica do organismo e reduzir as chances de recidiva do tumor. A integração entre prevenção e tratamento tem o potencial de oferecer maior eficácia e causar menos impacto na qualidade de vida dos pacientes.

Foto: Freepik

Sobre o IBCC Oncologia

Fundado em 1968, o IBCC Oncologia é conhecido por ser um Centro de Tratamento Oncológico de alta complexidade e possuir um Centro de Pesquisa Clínica renomado. É pioneiro no combate ao câncer de mama e ginecológico e trouxe o primeiro mamógrafo para o Brasil em 1971.

Durante a década de 70 e 80, atuou com o maior programa de prevenção do câncer do colo uterino e de mama já realizado por uma instituição, com atendimento a mais de 2 milhões de pessoas. Foi considerado pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado de SP o melhor hospital em atendimento humanizado e classificado entre os 10 melhores hospitais do estado, assim como, entre os anos de 2004 a 2007, recebeu, consecutivamente, o Troféu “Hospital Best” na categoria Instituição Filantrópica.

Desde 1988, a instituição passou a ser Entidade Camiliana, se tornando o IBCC Oncologia. Também foi escolhido para ser no Brasil a instituição detentora da Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, em 1995. Há 56 anos é referência na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer em São Paulo. Para mais informações: https://ibcc.org.br/

Fonte: Agencia contato

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo

Últimos artigos de Vida Saudável

Casos de irritações e infecções oculares aumentam no verão

Dá tempo de emagrecer até o verão? Médico responde e faz alerta sobre dietas extremas

Seus olhos podem revelar mais do que você imagina, inclusive sinais de câncer

Dia Nacional de Prevenção à Obesidade: nova medicação marca uma virada na luta contra o sobrepeso e o diabetes

Dor crônica e Parkinson: quando a cirurgia pode devolver qualidade de vida