Vacinação contra o sarampo continua na rotina das unidades de saúde

Publicado em 06/12/2019 às 11:36

Compartilhe

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo terminou no último sábado (30). No entanto, a vacina continua disponível em todas as unidades de saúde do Estado para pessoas de seis meses a 49 anos de idade, não vacinadas ou com o cartão de vacinação incompleto. Bebês de seis meses a menores de 1 ano devem receber a dose zero. A partir dos 12 meses, a criança recebe a primeira dose da vacina tríplice viral e aos 15 meses, a segunda dose. De acordo com o calendário de imunização, quem tem entre 1 e 29 anos deve ter duas doses da vacina com o componente sarampo. Já quem tem entre 30 e 49 anos, deve ter uma dose da vacina.

Dados do sarampo

A Secretaria da Saúde (Sesa) registrou, até esta quinta-feira (05), um total de 289 notificações de casos suspeitos de sarampo no Espírito Santo. Desses, 282 casos foram descartados, dois foram confirmados e cinco seguem em investigação.

A doença

O sarampo é uma doença viral de elevada contagiosidade e sua transmissão ocorre por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar e falar. Casos graves podem levar ao óbito.

Os principais sintomas são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

Veja também

corpo_49051_Solene-em-Comemoracao-ao-Dia-Nacional-do-Agricultor16072025KamylaPassos

Mais de 30 produtores rurais recebem Comenda do Mérito Agrícola na Ales

HQF_2885-1

Espírito Santo recebe líderes internacionais em evento preparatório para COP30

Imagem do WhatsApp de 2025-07-17 à(s) 11.01.00_0fd46b12

Arraiá movimenta Marechal Floriano neste sábado com música, fé e comidas típicas

_mg_5213

O Pix é nosso, my friend”: Governo brasileiro ironiza investigação dos EUA com publicação nas redes sociais

pzzb1916_0

Brasil manifesta indignação aos EUA por tarifa de 50% sobre produtos nacionais

WhatsApp Image 2025-07-16 at 14.28.51

Agentes de viagem do Sul do País chegam no Espírito Santo para atividades do Famtour

20250710_121202

Governo do Estado avança em parceria estratégica com a GWM Brasil

foto- julio huber

Espírito Santo terá quinta-feira de tempo firme e temperaturas estáveis