Vacinação contra a dengue em Marechal Floriano desacelera e casos da doença aumentam

Publicado em 08/06/2024 às 06:00

Compartilhe

Mosquito macro photography

Texto: Bruno Caetano / Foto: Freepik

O ritmo de vacinação contra a dengue no município de Marechal Floriano tem apresentado desaceleração, enquanto os índices de casos da doença continuam a crescer. A baixa adesão está longe da meta de 95% de cobertura vacinal e preocupa autoridades de saúde, especialmente diante do crescente número de casos da doença, que neste ano já atingiu 700% de crescimento de casos prováveis de dengue.

Ao todo, 586 doses das vacinas já foram aplicadas. O número representa 52% da cobertura vacinal. O público alvo que menos se vacinou até o momento foram crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, com 46,52% de doses aplicadas, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado.

A Secretaria de Saúde do município tem realizado campanhas de vacinação, mas não tem surtido efeito. As doses para a faixa etária de 10 a 14 anos estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município que atendem de segunda a sexta-feira, segundo o horário da Sala de Vacina de cada uma delas. O atendimento é por ordem de chegada e os responsáveis devem levar o cartão de vacinação da criança.

CASOS – Em contrapartida, os números de casos continuam a crescer. O município de Marechal Floriano registrou, até a última quinta-feira (06), 484 incidências de casos prováveis de dengue e segue em alerta de alto risco. Desses, 55 casos foram confirmados e 28 seguem em investigação. Os dados são do 22º boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, com informes diários sobre dengue, zika e chikungunya. Os números aumentaram em 700%, nos 5 primeiros meses do ano.

A Referência Técnica da Atenção Primária da Saúde do município, Angelica Lavagnoli Rossin, explica que a baixa adesão pode aumentar casos de internações e óbitos causados pelo vírus. Há uma convocação, um apelo para que as pessoas se vacinem em prol da proteção pessoal e da comunidade. A cooperação de todos para a elevação das coberturas vacinais é a única forma de evitar que a dengue se propague”, disse Angélica Lavagnoli Rossin.

VACINAÇÃO – O imunizante Qdenga foi aprovado pelo Ministério da Saúde e foi incorporado em dezembro de 2023 ao Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina, desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda, também foi aprovada pela Comissão de Incorporação de Tecnologias (Conitec) do SUS.

Vale lembrar que a dengue ocorre em climas tropicais e subtropicais, principalmente em áreas urbanas e semiurbanas. A dengue grave é uma das principais causas de morte entre crianças em alguns países da Ásia e da América Latina. O comprometimento da população no combate ao mosquito transmissor, juntamente com as iniciativas do poder público, é, no momento, o único caminho para combatê-lo.

Veja também

saude es

Sesa reúne profissionais da saúde para debater doação de órgãos no Estado

café julio huber

Coffee Connect será realizado pela primeira vez no Espírito Santo

Matriculas na eja

Matrícula para alunos da EJA na Rede Pública Estadual de Ensino começa na próxima segunda-feira (21)

Aerial view of cargo ship and cargo container in harbor.

Exportações do agro capixaba mantêm solidez e ganham novos mercados no primeiro semestre de 2025

capa

Acidente com carreta mata jovem e deixa pai em estado grave na BR-262, em Domingos Martins

WhatsApp Image 2025-07-17 at 15.22.28

Feira Nater Coop e TecnoAgro 2025 destaca inovação e sustentabilidade no agronegócio capixaba

2fa9206dc0a1aac38a9fb97394a4336f_lg_original_

Senar-ES abre processo seletivo com vagas para nível médio e superior em vários municípios

{CE3EACD5-CC8C-626D-C78D-4BE32D13EAAD}

Conheça as candidatas à Rainha e Princesas da 50ª Festa da Banana e do Leite de Alfredo Chaves