Uso de drones agrícolas cresce no Brasil após regulamentação

Publicado em 07/06/2025 às 11:41

Compartilhe

drones agrículas

Foto: Freepik

O uso de drones na agricultura brasileira está em plena ascensão desde a publicação da Portaria nº 298, em 2021, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que regulamentou a pulverização aérea com aeronaves remotamente pilotadas. Naquele ano, o mercado contava com cerca de 3 mil unidades vendidas. Hoje, estima-se que mais de 35 mil drones estejam em operação no campo.

Os dados foram apresentados na Droneshow, feira realizada em São Paulo, onde especialistas e representantes do Mapa anunciaram que novas regras estão a caminho. Um decreto e portarias atualizadas devem ser publicados em breve para acompanhar a evolução tecnológica do setor. A substituição do antigo sistema Sipeagro pelo moderno SDA Digital também está prevista, agilizando o credenciamento de cursos e certificações técnicas.

Apesar do avanço, o combate à clandestinidade ainda é um desafio. Embora o uso de drones exija cadastro no Mapa e curso preparatório, apenas 2.618 aeronaves estão oficialmente registradas para pulverização. A precisão na aplicação de insumos e a acessibilidade para propriedades de todos os tamanhos tornam a tecnologia cada vez mais atrativa.

Segundo especialistas, o investimento em drones representa apenas 30% do valor necessário para atuar no setor, sendo essencial ter equipamentos e baterias reservas. A demanda deve continuar crescendo, impulsionada pela modernização das regras e pela eficiência que os drones oferecem ao agronegócio brasileiro.

Fonte: Mapa

Veja também

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo