Uso de drones agrícolas cresce no Brasil após regulamentação

Publicado em 07/06/2025 às 11:41

Compartilhe

drones agrículas

Foto: Freepik

O uso de drones na agricultura brasileira está em plena ascensão desde a publicação da Portaria nº 298, em 2021, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que regulamentou a pulverização aérea com aeronaves remotamente pilotadas. Naquele ano, o mercado contava com cerca de 3 mil unidades vendidas. Hoje, estima-se que mais de 35 mil drones estejam em operação no campo.

Os dados foram apresentados na Droneshow, feira realizada em São Paulo, onde especialistas e representantes do Mapa anunciaram que novas regras estão a caminho. Um decreto e portarias atualizadas devem ser publicados em breve para acompanhar a evolução tecnológica do setor. A substituição do antigo sistema Sipeagro pelo moderno SDA Digital também está prevista, agilizando o credenciamento de cursos e certificações técnicas.

Apesar do avanço, o combate à clandestinidade ainda é um desafio. Embora o uso de drones exija cadastro no Mapa e curso preparatório, apenas 2.618 aeronaves estão oficialmente registradas para pulverização. A precisão na aplicação de insumos e a acessibilidade para propriedades de todos os tamanhos tornam a tecnologia cada vez mais atrativa.

Segundo especialistas, o investimento em drones representa apenas 30% do valor necessário para atuar no setor, sendo essencial ter equipamentos e baterias reservas. A demanda deve continuar crescendo, impulsionada pela modernização das regras e pela eficiência que os drones oferecem ao agronegócio brasileiro.

Fonte: Mapa

Veja também

Foto_ Bernardo Firme 1.jpg

Marechal Floriano recebe apresentação do Coro Vox Victória, no próximo sábado (28)

045b6b5c-96a5-4988-b526-f1d630dab248

Fruit Attraction São Paulo 2026 começa com participação do Espírito Santo

WhatsApp Image 2026-03-23 at 16.09.14

Romarias da Festa da Penha reúnem fiéis em mais de 600 km a pé, de moto, a cavalo, de bicicleta e pelo mar

WhatsApp Image 2026-03-24 at 11.05.02

Vitória recebe ESTour com 17 operadoras nacionais e foco em negócios para o turismo capixaba

vacas leiteiras- freepik

Evento no Espírito Santo apresenta alternativas para fortalecer a produção leiteira

corpo_50425_MinutoSilenciaLSC

Caso Dayse: deputados atribuem feminicídio ao machismo estrutural

100736

Tuberculose segue como desafio de saúde pública e reforça papel da Atenção Primária no diagnóstico e tratamento

2149079585

Estado inicia envio de doses para Campanha da Influenza nesta segunda-feira (23)