Turismo capixaba ganha um reforço com a criação de câmara empresarial pela Fecomércio-ES

Publicado em 15/06/2023 às 13:11

Compartilhe

foto2

Texto e fotos: Julio Huber

O turismo do Espírito Santo ganhou um novo aliado no desenvolvimento do setor. Foi inaugurada, na tarde de ontem (14), a Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo (CET-ES). Idealizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), a Câmara tem parceria do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

Os membros da CET-ES representam diversas entidades privadas do turismo capixaba

O presidente empossado da entidade é o presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Rodrigo Vervloet, com José Antônio Bof Buffon como secretário-executivo. O objetivo da CET-ES é contribuir ativamente para fomentar a atividade turística e o desenvolvimento econômico do Espírito Santo. A apresentação dos membros da Câmara Empresarial foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, e contou com a participação do governador Renato Casagrande. Ele enfatizou a importância da parceria pública e privada e das ações do governo do Estado.

“O turismo é uma atividade que depende do serviço público, mas também dos investimentos privados, com os empreendedores e empresários que fazem investimentos e das pessoas de atenderem bem. O Governo do Estado precisa fortalecer o sistema por meio da Setur e das secretarias municipais, e dar oportunidade de qualificação profissional. Precisamos investir nas políticas públicas, como temos feito nas revitalizações de orlas de importantes praias, em calçamentos rurais, em saneamento básico, infraestrutura e tantos outros serviços públicos necessários. Também faremos importantes campanhas nacionais de divulgação do nosso Estado”, disse Casagrande.

O governador ainda destacou a importância do turismo para a economia do Estado, que cresceu mais que o dobro da média brasileira no primeiro trimestre deste ano. “O turismo tem um papel importante na economia capixaba e cresceu muito nos últimos anos, e tenho certeza que vai crescer cada vez mais e virar uma referência para as pessoas terem momentos de lazer e também fazer negócios, porque o turismo de negócios é um segmento importante”, garantiu Casagrande.

De acordo com Idalberto Moro, presidente da Fecomércio-ES, a CET-ES vive um novo momento, marcado por escopo e abrangência maiores, e nova governança. Os 23 membros que tomaram posse no evento são representantes dos diversos setores ligados à atividade turística no Espírito Santo, como eventos, agências de viagens, hotéis, bares e restaurantes, transportes e outros.

“Nosso papel é unir todos esses agentes e fazer uma política em conjunto e termos resultados favoráveis ao setor. Já temos diversas atividades em andamento. No próximo dia 19, as entidades vão a Itaúnas para levar qualificação para aquele destino, com qualificação das pessoas, dos empresários e levar uma visão nova. Queremos ir aos pontos com mais demandas para qualificar e valorizar esses destinos”, informou.

Segundo o presidente da Fecomércio-ES, um importante foco da CET-ES será a divulgação do Espírito Santo como destino turístico nacional. “Temos que vender o Espírito Santo, principalmente para fora do Estado. Hoje há poucos pacotes sendo vendidos. Queremos inverter isso. Vamos divulgar o Estado e fazer com que as agências vendam o nosso destino, seja no segmento religioso, cultural, de praia, de lazer, do agroturismo, entre outros”, enfatizou Idalberto Moro.

Foto: Marcos Salles

Com José Antônio Bof Buffon como secretário-executivo, a CET-ES será um espaço de priorização e cooperação entre os entes privados, buscando dinamizar os atrativos turísticos do Estado, consolidados e potenciais, com o objetivo de fortalecer o comércio e os serviços, base empresarial da Fecomércio-ES.

A câmara também vai contribuir para a formulação e execução de projetos e políticas públicas de turismo em bases sustentáveis, vai apoiar a formação de recursos humanos para o setor privado e governo, assim como irá propor estudos técnicos para divulgar informações que auxiliem na melhor compreensão das atividades turísticas e seu papel para a economia.

PROPOSTAS – Os membros da CET-ES já sinalizaram, em primeira reunião no último dia 06, a importância de se discutir a criação de um centro de eventos de grande porte, voltado para o turismo de negócios; também a oferta de pacotes de viagens para o Espírito Santo e a preparação dos destinos para receber os turistas. Outro ponto levantado é a importância de que obras de infraestrutura essenciais em rotas turísticas sejam garantidas.

“O turismo é estratégico para a economia do Espírito Santo. O que atrai o turista é a experiência. Estamos preparando o Estado para oferecer a melhor experiência para os turistas. Nosso principal objetivo é colocar em prática uma série de ações, as quais podemos destacar a melhoria na qualidade do atendimento ao turista, oferecendo formação e capacitação no setor comercial; a melhoria no desempenho dos pequenos negócios; e a facilitação do acesso ao crédito”, pontua Buffon.

O presidente Idalberto Moro ressalta, ainda, que a CET-ES fortalece a representatividade da Fecomércio-ES no turismo e amplia as possibilidades de diálogo com todas as instâncias do setor. Ele lembra que o movimento de fomentar o turismo no Estado começou com o Vai Turismo, um programa nacional da Confederação Nacional de Comércio (CNC), a qual a Fecomércio-ES faz parte.

FUTURO – Outra iniciativa que a Federação integra é a Rota Estratégica para o Futuro do Espírito Santo – Turismo 2035, que reúne um time de especialistas, entidades e o Governo do Estado em debates constantes para reflexão sobre as barreiras existentes no setor de turismo do Estado e as ações para desenvolvimento da pauta, que incluem promoção e comercialização do destino ES, qualificação de colaboradores e empreendedores, investimentos em infraestrutura turística e projetos de governança.

O secretário de Turismo do Estado, Weverson Meireles, frisou a importância da união das instituições para o segmento. “É com grande satisfação que vemos a reinstalação da Câmara Empresarial do Turismo. A união de todos os atores do segmento, como trades, entidades, instâncias de governança, gestões municipais, conselhos e o Governo do Estado, só tem a alavancar o crescimento do setor no Espírito Santo. A Secretaria de Turismo está com diversas ações para este desenvolvimento e só com uma política transversal nós temos a possibilidade de transformar todos os projetos em realidade”, garantiu.

Com informações: C2 Comunicação

Veja também

Mulher-cai-no-rio

Mulher cai no rio Jucu após ouvir chamado de amiga falecida em Marechal Floriano

CRAS-DM

CRAS de Domingos Martins promove revisão cadastral para famílias de baixa renda

Ultimos-dias-para-inscricao-de-trabalhos-cientificos-academicos-na-Favesu-2024

Últimos dias para inscrição de trabalhos científicos acadêmicos na Favesu 2024

silvicultura

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

Corpo-de-mulher-encontrado-em-MF

Corpo de mulher é encontrado próximo ao Rio Jucu em Marechal Floriano

copa-futsal-feminino

Copa Verde de Futsal Feminino movimenta região das Montanhas Capixabas neste fim de semana

projetos-esportivos-dm

Projetos sociais esportivos em Domingos Martins oferecem vagas para crianças e jovens de 6 a 16 anos

dengue-em-mf-1

Marechal Floriano entra em alerta de alto risco com mais de 100 casos de dengue notificados