Trump cumpre promessa e impõe tarifas de 25% sobre aço e alumínio

Publicado em 12/02/2025 às 08:14

Compartilhe

256

Foto: Freepik

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (10) a reimplantação de tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio. A medida afeta diversos parceiros comerciais, incluindo o Brasil.

No último domingo (9), Trump já havia informado que assinaria o decreto para restabelecer as tarifas, repetindo uma política adotada durante seu primeiro mandato. Segundo ele, o objetivo é fortalecer a produção nacional de metais e garantir a competitividade da indústria americana.

“Nossa nação precisa que o aço e o alumínio permaneçam na América, não em terras estrangeiras. Precisamos criar para proteger o futuro ressurgimento da manufatura e produção dos EUA, algo que não se vê há muitas décadas”, declarou.

Ele também afirmou que a medida será ampla e sem exceções. “Este é o primeiro de muitos. E você sabe o que quero dizer com isso? Outros assuntos, tópicos, proteger nossas indústrias de aço e alumínio é essencial. Simplificando: nossas tarifas sobre aço e alumínio, para que todos possam entender exatamente o que é: 25%, sem exceções. E isso vale para todos os países, não importa de onde venha”, acrescentou.

A Casa Branca confirmou ao jornal The New York Times que não haverá isenções para nenhum país e que haverá um reforço na fiscalização das importações desses produtos.

egundo o governo americano, a decisão busca fortalecer a indústria siderúrgica do país e reduzir a dependência de fornecedores estrangeiros.

A imposição das tarifas pode gerar reações dos principais parceiros comerciais dos Estados Unidos.

Especialistas apontam que, embora a medida beneficie a produção doméstica de aço e alumínio, ela também pode elevar os custos para setores industriais que dependem desses insumos, como as indústrias automobilística e de construção civil.

Além disso, países afetados pelas tarifas podem adotar retaliações comerciais, aumentando as tensões entre os Estados Unidos e seus aliados

Brasil x EUA

Dados do Departamento de Comércio dos Estados Unidos indicam que o Brasil foi o segundo maior exportador de aço para o país em 2024, atrás apenas do Canadá.

Relatórios do governo brasileiro mostram que, em 2023, 18% das exportações brasileiras de produtos siderúrgicos tiveram como destino os Estados Unidos.

Com as novas tarifas, empresas brasileiras do setor podem enfrentar dificuldades para manter a competitividade no mercado americano.

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana