CULTURA

Três estudantes de Domingos Martins ficam em 1º lugar em cursos da Ufes

Publicado em 06/05/2021 às 11:10

Compartilhe

Professores e o diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ponto do Alto, localizada em Ponto Alto, interior de Domingos Martins, têm motivos de sobra para comemorarem a classificação de alunos da instituição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu): três estudantes foram classificados em primeiro lugar em Engenharia da Computação, Fisioterapia e Nutrição da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos com melhores classificações são selecionados, de acordo com suas notas no exame.

Três estudantes de Domingos Martins ficam em 1º lugar em cursos da UfesE na escola de Ponto Alto, além dos três classificados em primeiro lugar, outros alunos conseguiram vagas em cursos superiores da Ufes e de outras universidades do Espírito Santo. Além do Sisu, a boa classificação no Enem é usada por estudantes para ingressarem em faculdades por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Nossa Bolsa.

“Tivemos vários alunos que usaram as notas do Enem para ingressarem em cursos superiores pelo Sisu, mas muitos outros também tinham nota suficiente para serem classificados, mas preferiram usar para iniciarem um curso por meio de outros programas”, destacou a professora de Língua portuguesa, Cleuzimaria Rodrigues.

De acordo com a professora, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio tiraram boas notas em relação ao segundo ano consecutivo. Em 2019, a estudante Rayanne Strey Reinholz tirou 980 pontos e, em 2020, o estudante Thiago Felippe Neitzke Lahass tirou 960. Além desses dois estudantes, outros também tiraram notas acima dos 900 pontos. “Esse resultado incrível é resultado de um trabalho coletivo com foco no Programa Jovem de Futuro. A comunidade escolar e as famílias estão muito felizes com os resultados maravilhosos”, destacou a professora.

Ela acrescentou que foi realizado um trabalho pautado nas competências da redação do Enem. “Os estudantes tiveram aulas diversificadas sempre com muita motivação, pesquisaram, produziram e reescreveram diversas redações, sempre com muita dedicação. Acreditamos no potencial de cada estudante. Esse é o segredo do nosso sucesso. Realizamos um trabalho de qualidade para oportunizar a cada aluno a continuidade dos estudos, ou seja, que possam ingressar em universidades por meio dos resultados obtidos”, disse.

O diretor da escola, Marcelo Ribett, destacou que os resultados são frutos de um plano de ação integrado que contempla o protagonismo juvenil, o empenho e a união da equipe docente, a intensa participação das famílias e a parceria com instituições amigas da escola. “Todos sempre atuam com foco nos resultados de aprendizagem em alto nível e com equidade”, reforçou.

Três estudantes de Domingos Martins ficam em 1º lugar em cursos da UfesLuiz Augusto Rodrigues, 18 anos, foi classificado em 1º lugar em Fisioterapia na Ufes. Ele destacou que a escola Ponto do Alto foi fundamental no seu desempenho no Enem, o que resultou na classificação na UFES. “Todo ensino da escola foi fundamental, mas o foco na redação foi o diferencial, e resultou em uma excelente nota em seu requisito, tornando a classificação na UFES possível. O curso abre as portas para meu futuro, um sonho que está se tornando realidade e vou poder ser um grande profissional e ajudar pessoas”, afirmou o jovem estudante.

Thiago Felippe Lahass, 18, também contou de sua satisfação em conseguir a primeira colocação em Engenharia da Computação da Ufes. “Eu estava muito confiante que alcançaria esse objetivo. Sempre almejei a Engenharia pelo envolvimento com números e solução de problemas, gerando grande valor para a sociedade. Considero que a escola foi muito importante para mim, e acredito que foi dessa mesma forma para todos os estudantes. Apesar das dificuldades que surgiram devido a pandemia, a escola sempre se mostrou presente para ajudar e auxiliar a todos”, destacou.

Três estudantes de Domingos Martins ficam em 1º lugar em cursos da Ufes 2Thiago ainda enalteceu o trabalho dos professores, que segundo ele se mostram extremamente competentes e qualificados, em todas as áreas. “Em relação ao curso, acredito que ele irá me permitir adquirir novos conhecimentos, aprender a utilizar novas ferramentas e assim evoluir, da mesma forma que me capacitará para utilizar meus conhecimentos para transformar teoria em prática e aperfeiçoamento, podendo apresentar soluções para problemas, gerando valor à sociedade”, acredita.

Outra aluna que se destacou foi Lyvia Vitória Kunh Endringer, que conseguiu o primeiro lugar em Nutrição da Ufes. Outros aprovados na Ufes foram: Hiarley Augusto Schaefer (Medicina) e Alison Augusto Hand Kunh (Agronomia). Outros alunos da escola tiveram boas notas no Enen. Veja abaixo o nome dos estudantes e as notas de cada um.

Relação das melhores notas de Redação

Thiago Felippe Neitzke Lahass – 960
Lyvia Vitoria Kuhn Endringer – 940
Cecília Effgen Endringer – 940
Ana Caroliny Gonçalves Ronceti – 920
Camilly Ferreira Strey – 920
Eduardo Henrique Schulz Tonoli – 920
Frederico Emanuel Machado Endringer – 920
Luiz Augusto Simmer Rodrigues – 920
Alison Augusto Hand Kuhn – 880
Barbara Victoria Christ – 880
Hiarley Augusto Schaefer – 880
Luís Ricardo Lietig Schulz – 860
Tainá Lahass – 860
Crislano Kuhn – 840
Emilly Endringer Schellmann – 800

Ranking das melhores notas de Redação das diversas áreas do conhecimento (linguagens, códigos e suas tecnologias)

Hiarley Augusto Schaefer – 702,3
Camilly Ferreira Strey – 606,5
Thiago Felippe Neitzke Lahass – 603,7
Luiz Augusto Simmer Rodrigues – 579,8

Ciências Humanas e Suas Tecnologias

Hiarley Augusto Schaefer – 698,2
Thiago Felippe Neitzke Lahass – 669,4
Luiz Augusto Simmer Rodrigues – 618,5
Camilly Ferreira Strey – 606,5

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Hiarley Augusto Schaefer – 680,5
Thiago Felippe Neitzke Lahass – 635
Luiz Augusto Simmer Rodrigues – 602,1
Camilly Ferreira Strey – 582,8

Matemática

Thiago Felippe Neitzke Lahass – 875,3
Hiarley Augusto Schaefer – 821,3
Eduardo Henrique Schulz Tonoli – 800,6
Joao Luiz Goese – 750,7
Luiz Augusto Simmer Rodrigues – 731,3
Alison Augusto Hand Kuhn – 727,7
Luís Ricardo Lietig Schulz – 652,7

 

Veja também

PEPCV-Karol-Gazoni-Iema-1

Parques estaduais estarão abertos para visitação nesta semana

WhatsApp-Image-2021-06-21-at-09.23.40

Trânsito intenso causa engavetamento entre três carros na BR-262

WhatsApp-Image-2021-06-21-at-11.35.36-3

Carros antigos serão expostos em Araguaya no mês de julho

acidente-fazenda-no-estado_capa

Motociclista fica ferido após acidente com carreta na Fazenda do Estado, em Domingos Martins

doses-da-AstraZeneca-Fiocruz

Saúde envia aos estados e DF mais de 7,6 milhões de doses da AstraZeneca/Fiocruz

banestes-mantem-menor-taxa-de-juros

Banestes mantém menor taxa de juros do Brasil no crédito imobiliário, mesmo após alta da Selic

Sebrae-ES-consultoria

Sebrae/ES oferece consultorias sobre finanças com até 90% de desconto

pastor-de-marechal-tranferencia

Transferência de pastor entristece luteranos em Marechal Floriano