Transcapixaba Hike and Fly encerra travessia pelo sul do Estado com recorde de atletas

Publicado em 22/07/2025 às 11:22

Compartilhe

Transcapixaba Hike and Fly

Foto: Arthur Oliveira

A terceira edição da “Transcapixaba H&F – A travessia do Espírito Santo” terminou nesse domingo (20), no distrito de Ponte do Itapaboana, em Mimoso do Sul, trazendo um saldo positivo para atletas e organizadores. Ao todo, 23 competidores cruzaram o pórtico de chegada, cumprindo um percurso de 150 quilômetros em linha reta, pela terra e pelo ar, em cinco dias de muita adrenalina e superação em torno das belezas naturais das montanhas do sul do Estado.

O evento contou com patrocínio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, falou sobre a competição, que combina esporte e as belezas naturais do Espírito Santo.

“O Hike and Fly é um exemplo de como o esporte pode se integrar à natureza e ao turismo, valorizando as nossas paisagens. É gratificante apoiar e ver o Espírito Santo ser sede de eventos como este cada vez mais, que atrai também pessoas de outras regiões e países”, disse Nunes.

Entre os competidores havia esportistas de diversos estados do Brasil – Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia – e de outros países como Áustria, Suíça, África do Sul e Argentina.

Uma das principais tendências do montanhismo atual, o Hike and Fly consiste em caminhar com um equipamento leve e compacto até um ponto da montanha e dali decolar com o parapente. A classificação se dá por ordem de chegada do piloto, e a equipe vencedora é aquela que completa o percurso mais rapidamente.

Durante o trajeto, que foi feito voando ou andando, os atletas passaram por pontos obrigatórios em Pedra Azul, Parque Estadual do Forno Grande (Castelo), Fazenda da Mata/Alto Planalto (Alegre), Pontões e São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul. Acompanhados por uma equipe de suporters – assistentes que cuidam de todos os detalhes para que os competidores realizem a prova –, eles tiveram a oportunidade de apreciar paisagens incríveis que representam cartões-postais das montanhas capixabas.

Premiação

O evento contemplou os cinco primeiros colocados com prêmios em dinheiro, troféus e brindes dos patrocinadores. O primeiro lugar foi para John Boettcher (MG), que completou a prova em apenas dois dias. Em segundo lugar ficou o sul-africano Ben Hodson; em terceiro, Kaynã Moreira (MG); em quarto, Raphael Laghi (SP); e em quinto lugar, Rafael Saladini (RJ). Todos os atletas e equipes receberam medalha de participação e camisa da Peak&Co.

Para John Boettcher, a vitória na Transcapixaba Hike and Fly teve um sabor especial. O atleta viu a competição nascer em 2022 e participou das duas primeiras edições com resultados expressivos. Dessa vez, vai voltar para casa com o título na bagagem e muitas experiências para compartilhar.

 “Fiquei muito feliz por ter ganhado esta edição da Transcapixaba, principalmente porque fiz parte do projeto de 2022 com a primeira expedição de travessia de Hike and Fly no estado do Espírito Santo. Participei das duas edições anteriores e agora fui o vencedor. O mais importante é fazer parte desse projeto com os organizadores porque a história é muito legal e estou muito feliz. Me preparei com treinamentos intensivos para esta terceira edição”, celebrou John Boettcher.

Para a organizadora Micheli Sossai, a terceira edição da “Transcapixaba H&F” foi surpreendente. “Além do número recorde de atletas, o que mais chamou a atenção foi o nível técnico elevado dos competidores. Os três primeiros concluíram o percurso com dois dias e os demais foram concluindo posteriormente, mas todos demonstraram estar muito bem preparados para a travessia”, comentou Micheli.

Animados com os resultados alcançados, Lucas Porto e Micheli Sossai já trabalham visando à próxima edição da “Transcapixaba H&F”, intitulada “Full Edition”, que terá dez dias de prova e aproximadamente 650 quilômetros de percurso, com realização prevista para o período de 15 a 26 de julho de 2026.

Turismo

A cada edição a competição amplia a sua projeção nacional e internacional, colocando o Espírito Santo como destino dos adeptos de montanhismo e esportes de aventura. Juntamente com o esporte, o evento promove o turismo e a economia local.

Com foco na transformação de territórios por meio de suas vocações, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) acredita que a “Transcapixaba H&F” é uma importante ferramenta de promoção do turismo de experiência, da sustentabilidade e do desenvolvimento econômico capixaba.

“É muito gratificante ver o Sebrae participando ativamente desse evento, que não é apenas uma prova esportiva, mas uma oportunidade de promover o turismo sustentável, estimular pequenos negócios e valorizar nossa cultura e nosso território. O impacto econômico é direto para pousadas, restaurantes, produtores rurais, empreendimentos de agroturismo e outros serviços, fortalecendo ainda mais a economia dos municípios envolvidos”, destacou Patrícia Cangussu, gerente da Regional Serrana do Sebrae/ES.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesport

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo