Tradição germânica da Osterbaum é resgatada em escola de Santa Maria de Marechal

Publicado em 11/04/2017 às 13:16

Compartilhe

A Osterbaum – Árvore da Páscoa – é uma tradição germânica muito comum no Sul do Brasil, em cidades de colonizadas por alemães, como Pomerode e Blumenau (SC). Essa e outras tradições culturais trazidas pelos imigrantes alemães vêm sendo resgatadas pela comunidade de Santa Maria de Marechal, distrito de Marechal Floriano, que foi colonizado por alemães.

Alunos das duas turmas do 5º Ano da EMEF Professor Nicolau Kröhling estão trabalhando no “Projeto Osterbaum”, desenvolvido pelas professoras Andrezza Mill Borgo e Edna Silvana, desde o mês passado.

alunos confeccionam arvore de pascoa alema em marechal floriano 3Eles aprenderam o significado da Osterbaum e, depois, orientados pelas professoras, fizeram a pintura dos ovos coloridos – feitos em MDF – para enfeitar a árvore. Na Osterbaum, os galhos secos representam o sofrimento e o martírio de Jesus. E os ovos coloridos, as flores e os passarinhos representam a vida, o renascimento e a ressurreição.

No ano passado, os alunos da EMEF Professor Nicolau Kröhling tiveram aulas de Alemão e aprenderam um pouco mais sobre a cultura e as tradições dos colonizadores do distrito. Este ano, com o “Projeto Osterbaum”, mais um pouquinho da Cultura Alemã foi levada aos alunos. Eles também aprenderam algumas palavras em Alemão como, por exemplo, desejar “Feliz Páscoa” (Frohe Ostern!).

“Temos, na nossa escola, muitos descendentes daqueles que chegaram aqui em Santa Maria de Marechal para colonizar a nossa região. É importante que os alunos conheçam a história, os costumes e as tradições dos alemães. E, com esse projeto, fizemos isso de uma maneira muito interessante, porque trabalhamos de forma interdisciplinar, com as duas turmas, unindo Língua Portuguesa, História e Arte”, explicou a professora do 5º Ano B, Andrezza Mill Borgo.

alunos confeccionam arvore de pascoa alema em marechal floriano 1“Eu gostei muito de participar do projeto. Escolhi a cor azul para fazer o meu enfeite da Osterbaum porque é muito bonita. Eu amei a pintura do meu ovinho, que coloquei na árvore”, disse Maria Luiza Kröhling Silva que, orgulhosa, assinou a obra de arte.

A diretora Nicinha ficou tão encantada com trabalho feito pelos alunos que a Osterbaum foi montada em um lugar todo especial: ao lado da sala da direção.

Veja também

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba

ministerio-da-saude

Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos à estados e municípios

selo-artesanal

Curso sobre Selos de Identificação Artesanal será realizado em julho

Em-apenas-7-meses-Mapa-alcanca-recorde-anual-de-aberturas-de-mercado

Em apenas 7 meses, Mapa alcança recorde anual de aberturas de mercado

pao-e-produto-alcoolico

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

qualificacao-de-turismo

Programa de Qualificação para o Turismo oferece novas oportunidades

inscricao-para-nossa-bolsa

Governo do Estado divulga lista com suplentes às vagas oferecidas pelo Programa Nossa Bolsa 2024/02

nota-premiada

Fique ligado: dia 18 de julho tem sorteio do Nota Premiada Capixaba!