Trabalhadores são resgatados em condições análogas à escravidão em fazenda na divisa entre Brejetuba e Aimorés

Publicado em 18/03/2023 às 10:49

Compartilhe

Trabalhadores-sao-resgatados-em-condicoes-analogas-a-escravidao-em-fazenda-na-divisa-entre-Brejetuba-e-Aimores

Fotos MPT-ES

Sete trabalhadores que viviam em situação análoga a escravidão foram resgatados pelo Ministério Público do Espírito Santo, nos dias 17 e 18 de janeiro deste ano, numa fazenda localizada na divisa entre Brejetuba, Noroeste do Estado, e Aimorés, município localizado na região dos Vales de Minas Gerais.  Mas a informação só foi divulgada ontem, sexta-feira (18).

De acordo com as investigações, os trabalhadores eram chicoteados pelo capataz e trabalhavam em troca de drogas. Pelas fotos divulgadas, é possível perceber que os homens viviam em espaços pequenos e sem higiene, e ainda muitos trabalhavam machucados com feridas abertas em diversas partes do corpo. Após a ação do Ministério Público do Trabalho, (MPT), os empregadores foram obrigados a pagar todos os direitos trabalhistas dos trabalhadores.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas residências dos empregadores nos municípios de Brejetuba e Venda Nova do Imigrante, região Serrana do Estado. Os dois homens foram presos pelo crime de submissão de trabalhadores à condição análoga a escravidão. Eles foram encaminhados para a penitenciária de Viana.

Ainda de acordo com o Ministério Público do Trabalho do ES, só no ano de 2023, já foram recebidas oito denúncias de trabalho análogo a escravidão. Em 2022 foram realizadas 37 ações de combate, sendo que, quatro destes foram confirmados, tendo como resultado trinta empregados resgatados no ano passado.

Fonte: DiárioES

Veja também

Young Asia lady nurse giving Covid-19 or flu antivirus vaccine shot to senior male patient wear face mask protection from virus disease at health clinic or hospital office. Vaccination concept.

Espírito Santo tem segunda melhor cobertura vacinal da gripe do País

WhatsApp Image 2025-07-09 at 16.02.35

Programa Estado Presente publica Anuário Estadual da Segurança Pública 2025

ARTE LOGO FUNDO CIDADES -1

Governo já garantiu mais de R$ 400 milhões para municípios capixabas se tornarem resilientes aos efeitos extremos do clima

Breakfast table in Brazil, with semi-cured cheese and accessories, selective focus.

Queijos capixabas conquistam medalhas de ouro no VIII Prêmio Queijo Brasil

lula_rio_doce_2

Lula afirma que governo tem apoio popular para enfrentar sanções de Trump

11072025-pzzb5414

Alfabetização infantil fica abaixo da meta nacional, aponta MEC

fachada-ministerio_mcamgo_abr_100420231818-28

Ministério da Fazenda eleva previsão de crescimento do PIB para 2,5% e reduz projeção de inflação

Capa texto teleconsulta 09 07

Todos os 78 municípios do estado contam com salas de teleconsulta