Tombo da polenta será um dos destaques da Feira Sabores da Terra

Publicado em 05/04/2022 às 15:55

Compartilhe

festa-da-polenta

O Espírito Santo é rico em cultura e tradições. Por ter sido colonizado por diversos imigrantes, em cada cidade capixaba é possível encontrar traços, resquícios e gostos diferentes, mas que se complementam e criam a cultura do Estado. Um desses sabores que resgata tradições dos imigrantes italianos é o da polenta, comum de ser encontrada como destaque em festivais da Região Serrana. Nesta semana, este prato típico das raízes italianas é um dos principais itens tradicionais confirmados na Feira Sabores da Terra, que acontece entre os dias 7 e 10 de abril, na Praça do Papa, em Vitória.

Neste ano, com a expectativa de ver os eventos que homenageiam as raízes italianas acontecendo novamente, a Feira Sabores da Terra traz o mini tombo da polenta como um dos momentos de resgate à cultura dos imigrantes. “Nós teremos descendentes de italianos servindo nossos visitantes com um prato típico do nosso Estado. A polenta representa mais do que uma especialidade característica da região das montanhas; ela é um resgate ao que nós somos, produzimos e criamos aqui no Espírito Santo, levando a nossa cultura para os demais estados brasileiros”, comenta Ademir Dadalto, organizador do evento.

A atração feita pelos imigrantes italianos de Venda Nova do Imigrante será na próxima sexta-feira (8), com o cortejo do mini tombo da polenta, previsto para iniciar às 20h, com dois fogões móveis e a participação de voluntários e descendentes de italianos durante todo o percurso. A presença das princesas e rainha, elegidas durante a Festa da Polenta 2021, está confirmada, assim como a da cantarola italiana e de outras tradições de Venda Nova do Imigrante. Ao todo, serão 60 kg de fubá utilizados para o mini tombo da polenta, que serão servidos com molho aos visitantes logo após o cortejo.

PANDEMIA – Como protocolos de segurança, serão disponibilizadas pias com água e sabão para higienização das mãos e estações com dispenser de álcool em gel. Para visitar o evento, o uso de máscara será obrigatório. Na quinta e sexta-feira (07/04 e 08/04), o funcionamento será das 16h às 22h; no sábado (09/04), das 10h às 22h e no domingo (10/04), das 10h às 18h.

Neste ano, a Feira Sabores da Terra traz, além da grande variedade de expositores, terá novidades como o Espaço Cidade Solidária, destinado à valorização da economia solidária. Porém, este não será o único estande do evento. Outros produtores estarão presentes para expor e vender flores e plantas de diversas espécies; bebidas artesanais, como vinhos e licores; pratos típicos do interior capixaba e artesanatos, que apresentam mais sobre a cultura do Espírito Santo.

Local: Praça do Papa, Vitória

Horários

  • Quinta e sexta: (07/04 e 08/04) – das 16h às 22h
  • Sábado: (09/04) – das 10h às 22h
  • Domingo: (10/04) – das 10h às 18h

Fonte: Tipz

Veja também

EUA-aprovam-ajuda-de-US40-bilhoes-a-Ucrania

EUA aprovam ajuda de US$40 bilhões à Ucrânia

Bolsonaro-diz-que-pais-nao-teve-problema-social-durante-a-pandemia

Bolsonaro diz que país não teve ‘problema social’ durante a pandemia

Geada-e-temperaturas-abaixo-de-zero-sao-registradas-nas-montanhas-do-Espirito-Santo-7

Geada e temperaturas abaixo de zero são registradas nas montanhas do Espírito Santo

Governo-do-Estado-anuncia-pacote-de-investimentos-no-esporte

Governo do Estado anuncia pacote de investimentos no esporte

Novo-estacionamento-feito-pela-Prefeitura-de-Marechal-Floriano-esta-concluido-1

Novo estacionamento feito pela Prefeitura de Marechal Floriano está concluído

Competicao-de-futebol-estadual-tera-continuidade-nesta-quinta-feira-19-em-Marechal-Floriano-1

Competição de futebol estadual terá continuidade nesta quinta-feira (19) em Marechal Floriano

Moradores-de-Marechal-Floriano-lutam-contra-a-violencia-sexual-de-criancas-e-adolescentes

Moradores de Marechal Floriano lutam contra a violência sexual de crianças e adolescentes

Musica-sorteios-e-celebracoes-religiosas-na-Festa-de-Sao-Cristovao-no-Trevo-de-Paraju-1

Música, sorteios e celebrações religiosas na Festa de São Cristóvão no Trevo de Paraju