GASTRONOMIA

Gastronomia

Terrine de fígado de frango

Publicado em 03/01/2022 às 10:05

Compartilhe

padrão-gastronomia

terrine, na tradicional cozinha francesa, é semelhante a um patê, mas é cozida em uma travessa de cerâmica coberta (chamada de terrine) em um banho-maria. As terrines modernas podem não conter necessariamente carne ou gordura animal, mas ainda contêm texturas semelhantes à carne e substitutos de gordura, como, gelatina sem sabor ou cogumelos, por exemplo. As terrines são geralmente servidas frias ou em temperatura ambiente. A maioria das terrines contém uma grande quantidade de gordura, embora muitas vezes não seja o ingrediente principal, e carnes picadas ou desfiadas, se forem de aves. Muitas delas são feitas com carnes de caça, como faisão e coelho. No passado eram confeccionadas por profissionais da charcutaria, juntamente com salsichas, patês e galantinas. 

Na que eu preparei utilizei 1 kg de fígados de frango que, após lavá-los, eliminei as gorduras, cortei-os ao meio e temperei com pasta caseira de alho e cebola, sal, pimenta do reino e vinagre. Deixei-os no tempero por uma hora na geladeira e, enquanto isso, fatiei uma cebola grande e um pimentão verde pequeno, retirando deste as sementes.

Passado este tempo, refoguei-os em azeite, junto com a cebola e o pimentão, e adicionei o caldo do tempero, deixando tudo cozinhar até os fígados ficarem rosados internamente, e reservei-os.

Paralelamente fritei 200 g de bacon picadinho até tostar. Também retirei a pele de 250 g de linguiça suína defumada, cortei-as em rodelas e coloquei-as no processador, junto com um ovo cru, 3 fatias de pão de forma descascadas, as rodelas de linguiça, uma fatia bem picada de um carrê suíno que já estava prontinho na geladeira, bem como os fígados cozidos junto com as cebolas e o pimentão. Processei tudo até ficar bem homogêneo e despejei a mistura numa forma de porcelana untada com azeite.Assei em forno pré-aquecido a 200 º C, em banho-maria, por 1 hora e 20 minutos. Deixei, então, esfriar, e coloquei-a na geladeira até a hora de servir. Para tanto desenformei-a e fatiei-a. Saboreei-a com uma colherada de geleia de pimenta e torradas! E um vinho da uva pinot noir, que eu adoro! Combinaram magnificamente! Recomendo!

Veja também

Centro de Logística da Educação

Governo do Estado inaugura Centro de Logística da Educação e moderniza gestão de materiais da Rede Estadual

programa de formação

Ministério da Saúde lança programa de formação técnica para o SUS

apreensão em cruzeiro

Cruzeiro chega ao Brasil com alimentos que podem trazer doença devastadora para a suinocultura

tec renovavel

Tecnologia sustentável para mudas de café ganha destaque em evento no norte do ES

ginastica es

Festival de Natal reúne ginasta olímpica e alunas do Campeões de Futuro

cats

Saudade

ipva 26

Pagamento do IPVA 2026 começa em abril e pode ser feito em seis cotas

sem homicidios

Onze municípios capixabas estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Últimos artigos de Gastronomia

Arroz “Biro Biro”

Ossobuco suíno

Muita sacanagem!

Panna cotta com goiabada diet

Ossobuco do Bar e Restaurante Beija-flor