Terceira onda de frio avança pelo Brasil e derruba temperaturas no Sudeste

Publicado em 21/06/2025 às 15:29

Compartilhe

close-up-thermometer

Foto: Freepik

O inverno chegou com força total e a terceira onda de frio do ano já promete mudar o cenário em grande parte do Brasil, especialmente no Sudeste. A nova estação começou oficialmente na noite desta sexta-feira (20), às 23h42, com a formação de um ciclone na costa da Região Sul que dará origem a uma frente fria. A chuva volta ao Rio Grande do Sul e se espalha por Santa Catarina e Paraná nos próximos dias.

Entre domingo (22) e segunda-feira (23), outro ciclone mais intenso se forma no oceano e favorece ventos fortes do Sul até o Sudeste. Estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo devem sentir os efeitos já na segunda-feira, quando uma poderosa massa de ar polar avança pelo interior do país.

Este sistema marca a terceira onda de frio no Brasil em 2024, mas é a primeira do inverno. O ar gelado atinge primeiro a Região Sul e Mato Grosso do Sul, mas a queda mais expressiva de temperatura ocorre no Sudeste a partir de terça-feira (24), com o pico de frio na quarta-feira (25). No Espírito Santo, os termômetros devem registrar mínimas mais baixas, principalmente nas áreas de montanha e interior, onde há chance de formação de geada em pontos isolados.

O risco de neve existe para a serra de Santa Catarina na segunda-feira, quando a combinação de ciclone, cavado em altitude e ar polar deve derrubar as temperaturas abaixo de zero em cidades como São Joaquim, Urupema e Urubici.

Até o fim da próxima semana, outro pulso de ar polar chega pelo Sul na sexta-feira (27), reforçando o frio no Sudeste e mantendo temperaturas baixas também no sul de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais. Com a passagem desses sistemas, a chuva se espalha além do Sul e Sudeste, podendo alcançar Goiás e o Distrito Federal.

A atenção continua para o Rio Grande do Sul, onde a chuva já supera a média do mês e novos acumulados são previstos entre uma massa polar e outra, mantendo o solo saturado em várias áreas.

Fonte: Climatempo

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas