Telhas importadas da França do Museu da Imigração foram quebradas por temporal em Marechal Floriano
Publicado em 02/04/2021 às 13:22
O temporal ocorrido na noite da última quarta-feira (31), em Marechal Floriano, também causou estragos no Museu da Imigração, a antiga estação ferroviária da sede do município. O antigo prédio teve telhas arrancadas pelo vendaval e objetos foram molhados pela chuva.
Diversas telhas originais usadas na construção do imóvel, inaugurado em maio de 1900, foram quebradas ao caírem no chão. As telhas foram importadas da França. A secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Goretti Gerhardt, ainda não havia contabilizado o prejuízo.
“Possivelmente teremos alguns danos que não conseguiremos recuperar. Mas vamos trabalhar para reformular o imóvel”, disse. O prédio cultural possui pedras que foram fixadas com óleo de baleia, e sua estrutura arquitetônica é formada por paredes de granito, chão revestido com estilo rústico, telhas francesas, caibros em madeira européia, bem como portas e janelas imperiais.
Desde sua inauguração, o prédio da estação ferroviária foi referência para os munícipes e visitantes, também considerado uma identidade cultural para turistas e moradores. Também foi palco de diversas atividades no decorrer dos 120 anos de trajetória.