Teleconsulta passa a funcionar em Marechal Floriano para 12 especialidades médicas
Publicado em 27/02/2025 às 08:17

Texto: Julio Huber / Fotos: Águia Som
Moradores de Marechal Floriano passaram a contar, a partir desta semana, com o sistema de teleconsulta. Marechal foi a primeira cidade da Regional Metropolitana, que engloba 23 municípios, a disponibilizar consultórios para as consultas que são feitas à distância.
O lançamento do programa no município ocorreu na manhã da última terça-feira (25), e contou com a presença do prefeito Lidiney Gobbi, do vice-prefeito Paulo Lovatti Júnior, da secretária municipal de Saúde Arlete Novaes e da equipe da Secretaria Municipal de Saúde. O superintendente da Regional Metropolitana de Saúde, Alexsandro Vimercati, representou o governo do Estado durante o lançamento do programa.
O paciente Emanuel Kuster foi o primeiro usuário do SUS de Marechal Floriano a se consultar na nova modalidade disponível no Centro de Saúde Ary Ribeiro da Silva. Ele aprovou a nova ferramenta e elogiou o atendimento prestado pelo ortopedista. “Fui atendido por um bom profissional, muito atencioso e saí com a receita que precisava”, afirmou o paciente.
Serão ofertadas 12 especialidades médicas por meio da teleconsulta: Angiologia Adulto; Cardiologia Adulto; Cardiologia Pediátrica; Dermatologia Adulto; Gastroenterologia Adulto; Neurologia Adulto; Ortopedia Adulto; Ortopedia Pediátrica; Otorrinolaringologia Adulto; Otorrinolaringologia Pediátrica; Psiquiatria Adulto e Urologia Adulto.


Agora, os pacientes do município que necessitam de consultas com médicos destas especialidades e que antes precisavam se deslocar para a Grande Vitória, terão a comodidade de serem consultados no município, que abriu dois consultórios para teleconsultas. Alexsandro Vimercati destacou que Marechal foi o pioneiro na região em abri consultório municipal.
“Há cerca de um mês o governador Renato Casagrande lançou a teleconsulta para a Regional Metropolitana. Dos 23 municípios, Marechal Floriano foi o primeiro que aderiu e criou consultórios no município. Hoje, os consultórios para as teleconsultas são dentro do CRE Metropolitano, mas a intenção é que cada município abra pelo menos um consultório, e Marechal abriu dois”, comemorou o superintendente.
Agora, segundo informou Vimecati, os pacientes de Marechal Floriano terão mais agilidade nos atendimentos. “A espera é muito menor, porque a oferta é maior, e o médico pode estar em qualquer parte do país. Mas, a todo o tempo um enfermeiro ou enfermeira acompanha o paciente e dá todo o suporte necessário”, explicou.
Lidiney Gobbi comemorou o feito e lembrou que esse é um compromisso de sua campanha que se tornou possível no segundo mês de sua gestão, por conta da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Ele aproveitou para agradecer ao secretário estadual de Saúde, Tyago Hoffmann, e ao governador Renato Casagrande.
“Essa importante ferramenta vai facilitar a vida do cidadão florianense, evitando longas viagens, que duram desde as primeiras horas do dia, até o final da tarde. Além disso, ainda traz maior segurança aos usuários do SUS e economia à municipalidade, uma vez que diminui, de forma substancial, a realização de viagens para hospitais e clínicas na Região Metropolitana”, afirmou o prefeito.