SUS passa a oferecer imunobiológico para proteger bebês e crianças com comorbidades contra a bronquiolite

Publicado em 06/02/2026 às 09:04

Compartilhe

recem-nascido - freepik

Foto: Freepik

O Ministério da Saúde iniciou a oferta no SUS do nirsevimabe, anticorpo que garante proteção imediata contra o vírus sincicial respiratório, principal causa de bronquiolite e de internações em bebês. A estratégia é voltada a recém-nascidos prematuros, com idade gestacional de até 36 semanas e 6 dias, e a crianças de até 23 meses com comorbidades. Com 300 mil doses distribuídas, todos os estados estão abastecidos para o início imediato da aplicação. 

Diferentemente da vacina tradicional, o nirsevimabe é um anticorpo pronto que atua logo após a administração, sem a necessidade de estimular o organismo a desenvolver resposta imunológica ao longo do tempo. A incorporação do imunizante complementa as estratégias já adotadas pelo SUS para prevenir casos graves de bronquiolite em bebês. 

Em dezembro, o Ministério da Saúde disponibilizou no SUS, de forma inédita, a vacina contra o vírus sincicial respiratório para gestantes a partir da 28ª semana de gestação, estratégia que protege o bebê ainda durante a gravidez. Desde o início da vacinação, mais de 1 milhão de doses foram disponibilizadas, com cerca de 425 mil aplicações realizadas até o momento. 

Com a ampliação das estratégias de prevenção, o Ministério da Saúde se antecipa ao pico sazonal da bronquiolite, que ocorre a partir de março, e garante proteção, prevenção e cuidado integral às crianças, contribuindo para a redução de casos graves e de hospitalizações. 

Quem pode receber o imunizante? 

O nirsevimabe é destinado a recém-nascidos prematuros, com idade gestacional de até 36 semanas e 6 dias, e a crianças de até 23 meses com comorbidades específicas: cardiopatia congênita, broncodisplasia, imunocomprometimento grave, síndrome de Down, fibrose cística, doença neuromuscular e anomalias congênitas das vias aéreas. 

Por que a oferta pelo SUS é fundamental 

O vírus sincicial respiratório é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos. 

Em 2025, o Brasil registrou 120.176 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por vírus respiratórios de importância em saúde pública. Desse total, 43.946 casos (36,6%) foram diagnosticados como vírus sincicial respiratório (VSR). Entre os casos de VSR, mais de 36.218 hospitalizações ocorreram em crianças menores de dois anos, o que corresponde a 82,5% dos registros no período.   

Fonte: Ministério da Saúde/ Karyna Angel

Veja também

{EDDC6D0B-ACA7-A45A-7DEB-146AABAADBC2}

Confira a programação do Carnaval 2026 de Alfredo Chaves

corrida-freepik

Corrida de rua irá movimentar Alfredo Chaves neste domingo, 08

2025_10_14-3

Clientes Banestes poderão acumular até 100% a mais de pontos na transferência para o programa Azul Fidelidade

recem-nascido - freepik

SUS passa a oferecer imunobiológico para proteger bebês e crianças com comorbidades contra a bronquiolite

WhatsApp Image 2026-02-04 at 14.51.55

Planejamento de segurança para Carnaval e Desfile das Escolas de Samba contará com 19 mil agentes nas ruas

HQF_9763-(1)

Governo do Estado inaugura centro de Educação Infantil e amplia número de vagas em Viana

URA.jpg

Unidade de Agroecologia do Incaper transforma resíduo da fabricação de cerveja em fertilizante

café conilon Foto Julio Huber

Conab prevê colheita recorde de café com crescimento de 17,1% em 2026