Supertufão Man-yi obriga mais de 1 milhão de pessoas a buscar abrigo nas Filipinas

Publicado em 18/11/2024 às 14:00

Compartilhe

Silhouette of a man stood in the desert in the middle of a storm with tornado and lightning

Foto: Freepik

O supertufão Man-yi atingiu as Filipinas no último domingo (17), forçando mais de 1,2 milhão de pessoas a abandonarem suas casas e se deslocarem para abrigos, enquanto o serviço meteorológico nacional alertava para o impacto “fatal” da tempestade.

O fenômeno ocorre após uma sequência incomum de seis tempestades violentas no último mês, que devastaram o país e resultaram em 163 mortes. Embora ainda não haja registros de vítimas fatais relacionadas ao Man-yi, autoridades relatam danos “extensos” na ilha de Catanduanes, uma das áreas menos povoadas do país.

Meteorologistas indicam que o supertufão manterá sua força ao atingir Luzon, a maior e mais populosa ilha das Filipinas, considerada o centro econômico do país. A província de Aurora foi especialmente alertada sobre uma situação “potencialmente perigosa”.

A previsão é de chuvas torrenciais superiores a 200 mm nas próximas 24 horas, acompanhadas de deslizamentos de terra e apagões. O serviço meteorológico emitiu o segundo nível mais alto de alerta para tufões, abrangendo várias províncias da costa leste até a oeste de Luzon, onde Man-yi deve seguir sua rota.

No município de Dipaculao, na província de Aurora, cerca de 2 mil pessoas buscaram refúgio em abrigos emergenciais. Apesar das advertências, algumas famílias optaram por permanecer em suas casas, descrentes quanto à gravidade da tempestade. “Alguns de nossos compatriotas são teimosos. Eles só acreditam em nós quando o tufão já chegou”, afirmou Geofry Parrocha, oficial de comunicações da agência de desastres local, à AFP.

Com sua trajetória atual, o Man-yi deve cruzar o norte de Manila e avançar em direção ao Mar da China Meridional nesta segunda-feira (18). O tufão chega às Filipinas no final da temporada de ciclones, período em que a maioria dessas tempestades costuma ocorrer, entre julho e outubro.

Fonte: ig

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana