Sujeira parada nas pedras no leito do Braço Sul do Jucu em Marechal Floriano
Publicado em 09/07/2019 às 15:08
Uma equipe de braçais ligada à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Marechal Floriano deverá ainda nesta semana efetuar a limpeza nas pedras semelhantes a pequenas ilhas existente no leito do Braço Sul do Rio Jucu, no bairro Poço Fundo conhecido também por Rua Delimar Schunk, em Marechal Floriano.
Moradores afirmam que as pequenas ilhas de pedra no leito do manancial bloqueiam a passagem da sujeira lançada pelos moradores, além de árvores e bambus também dispensados na correnteza bloqueada pelas pequenas ilhas. Segundo os moradores o fato consegue atrair mosquitos que invadem as casas e podem provocar doenças, além do mau cheiro devido a podridão estacionada.
“Queremos que sejam retirados todos os restos dispensados pelas pessoas que residem aqui no Poço Fundo, principalmente os galhos de árvores e bambus finos, existentes em grande quantidade, que se encarregam de represar a passagem da água e dos próprios restos”, disse a dona de casa Marinácia Schunk, uma das moradoras do bairro, ressaltando que os mosquitos invadem a casa onde reside.
A anciã Maria Verônica, também residente no mesmo local, diz que além dos mosquitos, há ainda o péssimo odor dos restos que apodrecem travados nas pedras da ilha. “Gostaríamos que as pessoas obedecessem a legislação brasileira e jamais lançassem alguma coisa nos leitos dos rios, como ocorre aqui em Marechal Floriano”.
O motorista José Graça acredita que caso haja uma conscientização da população em não lançar restos ao manancial, o bairro será o melhor de Marechal Floriano em todos os sentidos. “Todos deveriam se conscientizar e respeitar a natureza, já que o Braço Sul do Jucu não é nenhuma lixeira”.