Sucesso Literário: Lançamento do Livro “Poesias para o Espírito Santo” encanta São Gabriel da Palha

Publicado em 07/12/2023 às 14:51

Compartilhe

sao-gabriel-07-12-livro-divulgacao-capa

No último dia 30 de novembro, no auditório da escola Coopesg, em São Gabriel da Palha, foi palco de um evento especial que marcou o lançamento do livro “Poesias para o Espírito Santo” – O ESPÍRITO SANTO EM TEXTOS E TRAÇOS, do projeto Nosso Livro – Expressões Impressas, edição 2023, da Página Extra editora.

O livro, que reúne produções textuais, principalmente poemas, dos alunos dos 7º e 9º anos da cooperativa educacional Coopesg, destaca diversos aspectos do estado do Espírito Santo e da rica cultura capixaba. A capa da obra é ilustrada pelo renomado chargista e jornalista capixaba José Antônio Nunes do Couto, conhecido como Janc, de 88 anos. Janc, homenageado no livro, expressou sua alegria ao contribuir para o projeto, destacando a importância de envolver a comunidade local na iniciativa. “Fico feliz em contribuir para esse livro da criançada, especialmente se tratando de São Gabriel da Palha, onde nasci e conheci minha esposa, lugar de onde guardo muitas memórias”, afirmou.

O coordenador do projeto, o jornalista Marcos Antonio Burgarelli, ressaltou a importância de resgatar a prática da leitura e escrita não apenas no ambiente escolar, mas também no seio familiar. “Acreditamos que trabalhando juntos para criar esta verdadeira obra-prima literária, os estudantes aprenderam não apenas sobre literatura e arte, mas também sobre colaboração, responsabilidade e a incrível sensação de realização que vem com a conclusão de um projeto tão significativo”, afirmou.

A diretora da Coopesg, Ana Caroline Torres, expressou sua satisfação com o evento, destacando a importância de trazer a escrita e o protagonismo para os adolescentes. “O evento foi uma grande realização dentro da nossa Instituição. Além de trazer a escrita e o protagonismo para os nossos adolescentes, resgata a importância do mundo da escrita e leitura, na atualidade tão engessada na tecnologia e o mundo virtual. Por mais momentos como este”, afirmou.

As professoras Claudete Brunow Caser e Audrey Ferreira Dias Leite – que acompanharam de perto os alunos que participaram do projeto – também compartilharam suas experiências e visões sobre o projeto. Claudete destacou que o projeto proporcionou aos alunos mostrar sua criatividade e adquirir conhecimentos sobre a cultura do Estado. “Transformar essas informações em linguagem poética foi uma experiência muito gratificante”, disse. Audrey ressaltou a importância da inovação e do compartilhamento de histórias. “Tudo que é inovador é um desafio e, gratificante. Cada livro é uma obra única, capaz de levar conhecimento, entretenimento e inspiração para os leitores. Devemos continuar compartilhando histórias para o mundo todo”, concluiu.

O entusiasmo e a satisfação dos alunos foram evidenciados durante o evento, com depoimentos como o da aluna Julia Pessin. Ela compartilhou sua experiência.”Gostei muito da ideia do projeto. Fez com que nós alunos conhecêssemos as coisas boas do nosso estado. Estamos acostumados a ver coisas ruins e, com o projeto, a gente viu muitas coisas boas. Gostei também da parte da gente criar o nosso texto e depois ver ele pronto num livro. Gostei muito da ideia mesmo.”

Julia Pessin expressou não apenas a aprovação do projeto, mas também ressaltou a importância de focar nas experiências positivas, muitas vezes obscurecidas por notícias negativas. Seu depoimento reflete não apenas a realização pessoal de ver seus escritos em um livro, mas também destaca a relevância do projeto em proporcionar uma perspectiva mais positiva e enriquecedora sobre o Espírito Santo para os estudantes.

O projeto “Poesias para o Espírito Santo”, além de uma marca positiva nos alunos, também conquistou o reconhecimento e a aprovação dos pais, como evidenciado pelas palavras de Valentim Penitente, pai do aluno Vergílio. Ele compartilhou sua satisfação, afirmando que “eu fiquei muito feliz com o aprendizado no projeto. A construção do livro desperta um sentimento bom em relação à educação. O projeto conseguiu destacar a leitura e escrita nos alunos. Na sociedade em que vivemos hoje, o incentivo à leitura e escrita faz toda diferença, todos estão de parabéns.”

O evento não apenas celebrou a realização do projeto, mas também destacou o potencial criativo e literário dos estudantes, reforçando a importância da educação e da valorização da cultura local. “Poesias para o Espírito Santo” promete ser não apenas um registro literário, mas um marco na promoção da leitura e escrita entre os jovens capixabas. Mesmo com a ausência de alguns alunos participantes, o evento contou com quase cem participantes entre os alunos, pais e convidados. O tempo parecia não passar enquanto os textos eram lidos, e quando menos se percebeu, alunos e coordenação do projeto haviam lido todos os textos entre risos, emoção e diversão, o que tornou o evento muito agradável e envolvente.

Fonte: Jornal Extra/ Fotos: Divulgação

Veja também

policia-29-02-IG-Reproducao-Instagram

Suspeito de desmanchar carro usado no Caso Marielle é preso pela Polícia Federal

saude-29-02-freepik-mulher-gripe

Saiba a diferença entre os sintomas da dengue e da Covid-19

policia-29-02-Marcelo-Camargo-Agencia-Brasil

Polícia Federal prende mais três suspeitos em nova fase da operação Lesa Pátria

policia-29-02-pm-capa

Polícia Militar prende suspeitos de tráfico de drogas e encontra um pé de maconha em Domingos Martins

geral-28-02-alfredo-chaves-estradas

Estradas precárias em Alfredo Chaves dificultam acesso de moradores a serviços básicos

saude-28-02-PMMF-vacinacao

Marechal Floriano inicia vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos

brasil-28-02-ag-brasil-Juca-Varella

Ministério da Educação divulgou a segunda chamada do Prouni

turismo-28-02-PMDM-pascoa

Coelhinho chega neste final de semana para inaugurar a Festa da Páscoa em Domingos Martins