STF valida modelo de microrregiões e fortalece estratégia capixaba para universalização do saneamento

Publicado em 24/06/2025 às 08:29

Compartilhe

6711

Foto: Freepik

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a constitucionalidade da criação de microrregiões estaduais para o saneamento básico, reforçando a regionalização como caminho viável para universalizar os serviços de água e esgoto no Brasil até 2033. A decisão, proferida pelo ministro Luís Roberto Barroso, teve como foco a Microrregião de Águas e Esgoto do Pará (MRAE/PA), mas tem impacto direto e positivo no modelo capixaba, instituído pela Lei Complementar Estadual nº 968/2021.

No julgamento, o STF confirmou que a inclusão obrigatória de municípios nas microrregiões não fere a autonomia local, desde que respeitados o interesse público comum e a governança compartilhada. Barroso citou o Artigo 25, § 3º, da Constituição, que autoriza os estados a criarem microrregiões para executar funções públicas conjuntas, como o saneamento.

No Espírito Santo, a Microrregião de Águas e Esgoto (MRAE/ES) funciona com gestão colegiada entre o Estado e os 78 municípios, que detêm 60% dos votos no Colegiado Regional — instância máxima de deliberação em atividade desde novembro de 2023. O modelo é considerado uma referência nacional, com três estruturas de governança: o Colegiado Regional, o Comitê Técnico (COMITEC) e o Conselho Participativo.

Desde sua instalação, a MRAE/ES já aprovou 14 resoluções. A Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) atua no suporte técnico e na articulação com municípios, prestadores de serviço, agências reguladoras e órgãos de controle, promovendo capacitações e ações de fortalecimento institucional.

Segundo o STF, o modelo regionalizado permite ganhos de escala, subsídios cruzados e atração de investimentos, reduzindo desigualdades históricas entre municípios. O Espírito Santo já avança nesse caminho: no último dia 17 de junho, foi realizado um leilão internacional na sede da B3, em São Paulo, para concessão dos serviços de esgotamento sanitário em 43 municípios.

O leilão definiu como vencedores o Consórcio GS Inima (lote A, com 35 municípios) e a empresa ACCIONA Água S.A.U (lote B, com 8 municípios). Os contratos, aprovados pela Resolução nº 009/2024 da MRAE/ES, preveem quase R$ 7 bilhões em investimentos e custos operacionais ao longo de até 25 anos — sem impacto nas tarifas atualmente praticadas pela Cesan.

A decisão do STF traz segurança jurídica para estados que adotaram o modelo de microrregiões e legitima a estratégia capixaba baseada em governança democrática e soluções técnicas. “A decisão do STF valida o esforço técnico, institucional e político que temos feito no Espírito Santo. A MRAE/ES é um exemplo de que a regionalização pode ser construída com diálogo, técnica e foco em resultados”, afirmou Sérgio Rabello, secretário-geral da MRAE/ES.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sedurb

Veja também

portrait-women-women-s-day

Julho das Pretas celebra protagonismo das mulheres negras em todo o Espírito Santo

Transcapixaba Hike and Fly

Transcapixaba Hike and Fly encerra travessia pelo sul do Estado com recorde de atletas

tank against the background of dollars. Concept of war.

Guerra tarifária é vista como negativa pelos pequenos negócios

woman-stretching-nature

Encontre seu ritmo: o poder do autocuidado e da atividade física

clube capixaba de handebol feminino

Clube Capixaba representa o Espírito Santo no Brasileiro de Handebol Feminino

estudantes capixabas no camping escolar paralimpico

Estudantes capixabas participam da 2ª fase do Camping Escolar Paralímpico em São Paulo

vacinação nas escolas

Brasil avança na vacinação de crianças e adolescentes com 1 milhão de doses aplicadas nas escolas

Honey  with honeycomb in white ceramic bowl and wooden drizzler

Brasil exporta 80% do mel aos Estados Unidos e tarifa de 50% preocupa o setor