Solução da E&L para merenda escolar utiliza cartão e gera 20% de economia

Publicado em 01/09/2017 às 19:43

Compartilhe

Apostar na Educação é sempre uma prioridade, onde cada um faz a sua parte. A E&L Produções de Software e Gestão Pública vem investindo sempre em soluções para as várias necessidades da Educação e das escolas, como a gestão da merenda escolar. A empresa tem um aplicativo para o gerenciamento da merenda nas escolas a fim de promover a melhoria do serviço e a economia de recursos.

O aplicativo desenvolvido pela empresa utiliza a tecnologia de NFC (Near Field Communication), a mesma usada em alguns cartões de crédito para pagamento por proximidade. Isso permite o armazenamento de forma segura dos dados dos alunos em cartões que podem ser consultados pelo aplicativo e com isso controlar e contabilizar a produção da merenda para o turno em questão.

Marcelo Costa, desenvolvedor do escritório de projetos da E&L, responsável pelo desenvolvimento da aplicativo, comenta que a Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU) e o Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) abriram uma consulta pública para solucionar o controle da merenda nas escolas estaduais.

“Dentre as soluções apontadas estavam a não dependência da infraestrutura escolar, a melhoria da comunicação e a segurança dos dados dos alunos. Dessa forma, criamos o aplicativo, que foi implantado em duas escolas estaduais por meio de um projeto piloto: o Colégio Estadual, localizado em Vitória; e o Colégio Estadual Teófilo Paulino, em Domingos Martins”, explica o desenvolvedor.

A velocidade de leitura dos cartões de merenda por meio do aplicativo é muito alta, evitando filas, o que pode ocorrer com outras tecnologias como a biometria e os códigos de barras. “As experiências foram positivas, inclusive por parte dos alunos,que ficaram empolgados com os cartões que podiam ser lidos pelo celular”, diz Marcelo.

Inovação que traz economia

Com a implantação do controle de merenda por parte do Estado no início de 2016, gerou-se economia nos quatro primeiros meses. No entanto, o processo de ficha de papel podia ser burlado pelos alunos, que podiam pegar mais de uma ficha, quebrando assim o controle de produção. Após o controle eletrônico ser implantado nas duas escolas estaduais por meio do projeto piloto, a economia foi de 20% sobre o controle manual, em média.

Marcelo Costa comenta ainda sobre o alcance da inovação. “Essa tecnologia pode ser utilizada não só para merenda, mas também para várias outras finalidades, como controle de entrada, presença do aluno, histórico escolar e, com o apoio do Estado ou do município, utilizada como carteira de identificação do aluno e até mesmo passe escolar”, acrescenta o desenvolvedor.

Veja também

aplicativo_0410211422

Usuários relatam instabilidade no WhatsApp, Instagram e Facebook

0d4a0366

Análise do MDS fornece informações para a inclusão de pessoas em situação de rua

Close-up view of brown wooden mallet of judge

Jovem preso por matar CEO planejou usar bomba e estava afastado da família há meses

WhatsApp Image 2024-12-10 at 17.26.13-1

Saúde confirma primeiro óbito por Oropouche no Espírito Santo

polícia civil

Ação do Ministério Público investiga delegacia de Venda Nova do Imigrante

radio black

Sejus inaugura primeira rádio do Complexo Prisional de Xuri em Vila Velha

woman-getting-vaccine-shot-by-doctor

Gestantes e idosos passam a ter vacina Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação

Ilustração_Expo_italiana (2) (1) (1)

Arquivo Público recebe exposição sobre os 150 anos da imigração italiana