Solenidade Militar de Entrega das Espadas aos Aspirantes 2023

Publicado em 02/04/2023 às 06:00

Compartilhe

Solenidade-Militar-de-Entrega-das-Espadas-aos-Aspirantes-2023

“Ao ser declarado Aspirante a Oficial da Polícia Militar assumo o compromisso de cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado e de me dedicar inteiramente ao serviço policial militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida”.

É com esse compromisso que 45 jovens foram declarados Aspirantes da Polícia Militar do Espírito Santo, durante uma cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (30), no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública (ISP), no bairro Santana, em Cariacica.

A turma é a segunda no Estado a possuir a titulação de Bacharel em Ciências Policiais e Segurança Pública (Curso de Formação de Oficiais – CFO), a partir da transformação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) em Instituição de Ensino Superior, e o seu credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE).

O ato desta noite marcou o fim de um ciclo e início de outro para 39 homens e 6 mulheres. Os 45 Alunos Oficiais da PMES encerraram seu período de formação no Curso de Formação de Oficias (CFO) e iniciam suas atividades de policiais militares como Aspirante a Oficial.

O evento contou com a participação do governador José Renato Casagrande, do Secretário de Segurança Pública, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, do comandante-geral da PMES, o coronel Douglas Caus, do comandante da Academia de Polícia Militar, o tenente-coronel Pablo Couto Ferreira, entre diversas autoridades civis e militares que prestigiaram a cerimônia.

“A vitória está reservada àqueles que estão dispostos a pagar o preço”, declarou o Aspirante Paulo José Pereira Leopoldino, orador da turma. O recém formado oficial de polícia, comentou sobre a trajetória vitoriosa da turma, que unidos superaram as mais de 3.600 horas de curso, as 89 disciplinas teóricas e práticas, além dos inúmeros momentos longe da família. O Patrono da turma, Major André Pratti Lemos, foi homenageado durante a cerimônia, pela honra, conhecimento e dedicação, sabedoria e conduta ética. O Paraninfo da turma, Capitão Diego Dávilla Franco, agradeceu a homenagem e acrescentou: “Espero que vocês sejam bons, justos e sinceros. É um ideal que todos nós aspiramos alcançar como profissionais. No entanto, há uma grande diferença entre almejar esses atributos e praticá-los de fato. Sejam bons profissionais, e não percam a oportunidade de fazerem a diferença positiva por onde quer que passarem.”

O comandante da APM, tenente-coronel Couto, ressaltou: “Respeitem e façam respeitar a hierarquia e disciplina, nossos valores policiais militares, os direitos humanos e o interesse público, e tratem com urbanidade nossos subordinados. Levem para a carreira os ensinamentos aqui dispensados, pelos nossos docentes civis e militares com titulações de excelência, mestres e doutores. Se concluímos com sucesso esse CFO, é porque eu tive a sorte de ombrear com combatentes competentes e leais”.

O comandante-geral, coronel Douglas Caus, lembrou que: “Não formamos oficiais combatentes desde 24 de novembro de 2016, data da última formatura. São sete longos anos em que nossa Polícia Militar não forma oficiais para atuarem na coordenação e gestão do policiamento ostensivo nas ruas. Esse dado precisa ser registrado para demonstrar que a falta de planejamento em relação aos recursos humanos pode trazer consequências sérias. De 2015 a 2018, nenhum policial militar ingressou na corporação por meio de concurso público. Essa descontinuidade nos concursos públicos é que foram a causa dos problemas que estamos vivendo hoje, cuja consequência maior é que estamos com o menor efetivo existente de oficiais e praças, da última década”, disse o comandante da PMES. “Recompor nosso efetivo tem sido uma das prioridades de nossa gestão, pois não é possível fazer policiamento sem o bem mais valioso da corporação: nossos homens e mulheres que envergam a respeitável farda da Polícia Militar”. Parabenizando os formandos, disse: “Vocês representam o futuro da Polícia Militar. Depositamos nossa confiança em vocês, Aspirantes. Façam a diferença! Sejam a diferença! Assumam o papel destinado a vocês com muita maturidade e responsabilidade. A partir de agora, nossos Aspirantes estarão nas ruas, coordenando e fiscalizando a execução de nossas ações planejadas de policiamento ostensivo. Estarão ombreando com nossa tropa em ocorrências que, pelo grau de complexidade, exigem a presença de um oficial, função para a qual vocês foram muito bem preparados.”

Já o Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Ramalho, parabenizou os Aspirantes destacando que “Em 2018 os senhores já carimbavam o passaporte para o ingresso na Academia de Polícia Militar. Até que em outubro de 2020, os senhores rompem os umbrais do portão dessa Academia, encarando mais de 3600 horas de aulas, mais de 80 matérias, toda pressão psicológica e carga militar nunca vista antes! E hoje os senhores estão aqui, para trazer novamente alegria aos familiares e amigos”, acrescentou o Secretário. Para finalizar seu discurso, o coronel Ramalho citou o general Pessoa: “Os profissionais não se improvisam e o mando deve caber ao mais digno e competente”.

O governador Casagrande disse aos novos Aspirantes: “Vocês hoje são especialistas em segurança pública e vão a partir deste momento, tecer a carreira militar, coordenando por um bom tempo, toda a política de segurança do Estado do Espirito Santo, naquilo que se refere à Polícia Militar”. O governador também ressaltou que: “Com esse conjunto de militares que estamos formando, com a capacidade da Polícia Militar e Polícia Civil, e com os investimentos na área da segurança, estamos dando condições para que o estado capixaba conquiste vitória sobre a criminalidade”.

A solenidade encerrou com o tradicional fora de forma, conduzido pelo Chefe de Curso, capitão Leonardo Montovani de Souza.

Policial Militar, herói protetor da sociedade.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMES

Veja também

agro-17-06-ft-AgroUrbano-maquina-secadora-cafe

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

geral-17-06-ft-Ricardo-Medeiros-terceira-ponte

Governo do Estado inicia remoção das cabines da Terceira Ponte

saude-17-06-ft-sesa

Neurocirurgia transformadora: a jornada de dona Florentina para recuperar a fala e a mobilidade

geral-17-06-ft-Reproducao-Agencia-Brasil-termometro

Inverno começa nesta semana com temperaturas acima da média

politica-17-06-ft-Paulo-Pinto-Agencia-Brasil-pl-aborto

Após PL do aborto na Câmara, Senado discute o tema nesta segunda-feira

brasil-17-06-ft-reproducao-chuvas-RS

Ministro presta suporte após temporal em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul

producao-industrial

Produção industrial cresce 6,2% no Espírito Santo

incendio-instalacao-eletrica

Saiba como evitar incêndios em instalações elétricas