Retenção líquida: alimentos que aumentam o inchaço e como evitá-lo

A retenção de líquidos ou popularmente o inchaço, é o resultado do acúmulo de fluidos que afeta principalmente as pernas, barriga, braços, mãos, pés e tornozelos.

Como identificar a retenção de líquidos?

Para identificar a retenção de líquidos é preciso se atentar aos sinais que o seu corpo te da. Na maioria dos casos, os membros inferiores, e principalmente os tornozelos são os que demonstram primeiro esta condição e as consequências são: Cansaço e fraqueza nas pernas, além das câimbras.

Dicas:

1. a maneira mais fácil e simples de saber se você está com muita retenção líquida é percebendo a pressão das meias ao retirá-las deixam marcas na pele.
2. preste a atenção na sua urina, se sua urina está muito amarelada, isso é um sinal que você está ingerindo pouco líquido. Tente deixar sua urina o mais clara possível.

Existem alimentos que podem aumentar a retenção de líquidos, os principais alimentos que fazem isso são os alimentos que tem bastante sódio. Quando o nível desse mineral no nosso corpo está elevado alguns mecanismos são ativados com o objetivo de aumentar a quantidade de água e normalizar a situação.

Alimentos que aumentam a retenção:

- Enlatados;
- Congelados;
- Queijos amarelos; 
- Frituras;
- Fast food em geral;
- Doces açucarados;
- Alimentos industrializados;
- Bebidas alcoólicas; 
- Alimentos pobres em fibras

Alimentos que desincham:

- Melancia; 
- Limão; 
- Abacaxi; 
- Pêra.

Como diminuir a retenção líquida?

Beba bastante água, pois quanto mais água você bebe, mais água você elimina. Faça exercícios físicos, pois eles aceleram o metabolismo e fazem com ele tenha um bom funcionamento. E o principal: tenha uma rotina de alimentação saudável e nutritiva.

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