Como manter a vida sexual do casal após a chegada dos filhos?

O corpo muda, a mente muda e os hormônios fazem questão de lembrar isso. Se você é mulher, já sabe do que estou falando: a maternidade. É claro que a chegada de uma criança trás muita alegria para a casa, mas já ouvi muitos relatos de pacientes dizendo que o nascimento do filho trouxe mudanças para o casamento. A dúvida é quase sempre a mesma! Como manter a vida sexual do casal?

O problema tem início quando os pequenos pedem para dormir na cama com os pais. Veja bem: é preciso definir um limite para a criança. Infelizmente, alguns casais acabam cedendo a esse desejo do filho e é aí que começa o afastamento do casal. É importante sempre lembrar que antes de pais, existe a relacionamento. E não digo apenas sexual, são as trocas, as conversas e intimidade que devem ser preservadas e estimuladas para que não haja desencontros na relação.

A criatividade e generosidade são as palavras de ordem. É preciso aprender a lidar de forma generosa com as mudanças que um filho promove na vida. O casal tende a vivenciar muitos impedimentos no relacionamento. Na prática, o tempo torna-se escasso e a disposição para intimidade também. Essas alterações são de certa forma naturais, porém, é preciso ter atenção para evitar o afastamento do casal em si. É necessária a proximidade emocional não só para dividir as tarefas, como para desfrutar das alegrias em torno do filho. Cuidar da família, em parceria, ajuda a revitalizar as energias individuais e, com isso, o canal criativo permite aproveitar os pequenos espaços de tempo nos quais a chama pode não só acender, como queimar.

Nem sempre será fácil, mas tudo é uma questão de vontade, de ter disponibilidade. Se um casal está em sintonia no cuidado com o filho, isto é, dividindo as tarefas e dando atenção em conjunto para a criança, sobrará tempo e energia para a atenção mútua. Aproveitar o tempo livre é essencial! As trocas de carinhos, beijos, abraços, vão reaproximando o casal em suas intimidades. Nada acontece em um passo de mágica, e sim de atitudes! Por isso é imprescindível manter a parceria e cultivar a intimidade.

confira botao coluna 2

 

Histórico