O Governo do Estado recebe nesta semana 104 novos respiradores pulmonares. Nesta quarta-feira (01), chegaram 90 respiradores adquiridos de um fornecedor da Itália; no último domingo (28), chegaram 14 adquiridos de uma empresa nacional. São equipamentos que auxiliarão o Governo capixaba no reforço à rede hospitalar para o enfrentamento do novo Coronavírus (Covid-19).

O Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) está fazendo uma pesquisa para tratamento do novo Coronavírus (Covid-19) utilizando o plasma do sangue de pessoas que tiveram a doença em pacientes infectados. É uma forma de descobrir se anticorpos criados em quem já teve a Covid-19 pode ajudar outras pessoas a se recuperarem mais rapidamente da doença. O plasma é a parte líquida do sangue, formado por substâncias como potássio, cálcio, magnésio, proteínas, vitaminas, hormônios, entre outros, e corresponde a mais da metade do volume sanguíneo.

A Prefeitura Municipal de Marechal Floriano mostra a preocupação com as doenças do momento que estão tirando a vida de moradores de todo o planeta. Uma grande placa com dizeres relativos para o morador se livrar da contração e definir os sintomas está instalada na Avenida Presidente Kennedy, próxima da travessia da linha férrea.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, apresentou, neste sábado (27), os resultados estatísticos da quarta etapa do “Inquérito Sorológico”, realizada entre os dias 22 e 24 de junho em 27 municípios capixabas. Nesta etapa, foram realizadas 5.989 testagens entre a população sorteada, pessoas que têm contato com o sorteado positivo e de pesquisadores. O estudo aponta uma prevalência de 9,61% da população infectada, o que representa uma estimativa populacional de 386.193 pessoas no Espírito Santo que tiveram contato com o novo Coronavírus (Covid-19).

O Governo do Estado anunciou, neste sábado (27), o 11º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira, 29 de junho, e o domingo, 5 de julho. O Mapa classifica 37 municípios capixabas em Risco Alto e outros 41 em Risco Moderado. Castelo, Iúna, Nova Venécia e Ponto Belo passam agora para o Risco Alto e terão que seguir as medidas qualificadas pelo prazo mínimo de 14 dias. Águia Branca, Alfredo Chaves, Ecoporanga, Itarana e Mantenópolis foram para Risco Moderado.

A chegada e a disseminação do novo coronavírus é o grande desafio para a humanidade nesse momento. E isso não é diferente no Espírito Santo e em Marechal Floriano. No município, a localidades de Santa Maria vem conseguindo reduzir o contágio baseado no isolamento social correto.