O Espírito Santo recebe 191.340 doses de vacinas para dar continuidade à Campanha de Vacinação contra a Covid-19. As remessas fazem parte da 23ª e 24ª pauta de distribuição, sendo o maior quantitativo até o momento, e tem previsão de chegada para o final da noite desta segunda-feira (17).

Com a aproximação do Inverno e dias mais frescos, é comum que os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypit, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya, caia no esquecimento da população. Entretanto, é necessário manter a rotina de limpeza e eliminação dos focos do inseto durante todo o ano, e, além disso, ficar atentos aos sintomas como febre, dores no corpo e vermelhidão nos olhos, que podem sinalizar essas doenças.

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (14), o 55º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência desta segunda-feira (17) até o próximo domingo (23). Dos 78 municípios capixabas, 18 estão classificados em Risco Baixo, 32 em Risco Moderado e outros 28 em Risco Alto. Com o fim da regra da conurbação dos municípios da Grande Vitória, a classificação dos municípios passa a ser feita de forma individual. Santa Maria de Jetibá (foto) é o único município da região serrana classificado em risco baixo.

Marechal Floriano, que esta semana ainda estava em risco alto, passa, a partir desta segunda-feira (17), para risco moderado. Em entrevista recente ao portal Montanhas Capixabas, o prefeito Cacau Lorenzoni destacou que a Secretaria de Saúde tem feito um trabalho de prevenção em todo o município, e que as equipes em todos distritos estão aplicando imediatamente as vacinas contra a Covid-19, assim que elas chegam na cidade. 

O Espírito Santo recebeu no início da madrugada desta sexta-feira (14) mais 96.050 doses de vacinas para a Campanha de Vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19). São 43.800 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan) e 52.250 doses da Covishield (Oxford/Fiocruz), pertencentes à continuação da 19ª remessa do Ministério da Saúde.

As unidades de saúde das localidades de Victor Hugo, Araguaia e Santa Maria, no interior, além da Santa Rita e Cézar Vello, na sede de Marechal Floriano, receberam, na manhã de sexta-feira (14), equipamentos de refrigeração modernos chamados de geladeiras científicas.

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) tem atuado de forma preventiva para identificar riscos nos procedimentos e corrigir eventuais falhas que possam comprometer a rapidez e a qualidade da campanha de imunização contra a Covid-19 no Estado.

A segunda etapa da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem início, nesta terça-feira (11), no Espírito Santo. Para esta fase, idosos acima dos 60 anos e professores das Redes Estadual, municipais e privada poderão ser imunizados. Ao todo, a expectativa é que cerca de 650 mil capixabas da população-alvo sejam vacinados, com estimativa populacional, segundo o Ministério da Saúde, de 592.792 idosos acima de 60 anos e 51.171 professores.