Licitações, compras e contratações em Marechal Floriano estão disponíveis no Portal da Transparência

Licitações, compras, contratações de empreiteiras e processos que dispensam licitação. Atos da Prefeitura de Marechal Floriano que estão acessíveis para qualquer pessoa, seja morador ou não, através da internet.

Os processos, documentos e valores referentes à aplicação do dinheiro público, estão no Portal da Transparência. Para acessá-los, basta entrar no site da Prefeitura, no endereço (www.marechalfloriano.es.gov.br) e clicar no ícone ‘Portal da Transparência’.

Licitacoes compras e contratacoes em Marechal Floriano estao disponiveis no Portal da Transparencia 02Na sequência, o internauta deve ir ao banner ‘Compras’, cujo fundo é de cor preta, na opção ‘Acesso rápido’. Dali surgirá planilhas revelando dadas dos atos, valores de compras e contratações e nome das empresas com quem o município fez negócios.

Dá para saber, por exemplo, de custos de shows contratados para a Italemanha a compras de alimentos da agricultura familiar para merenda em escolas municipais. A pesquisa também pode ser filtrada conforme o ano do ato, de 2012 a 2019.

O Portal da Transparência fica sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Controle Interno. Segundo a secretária Solange Lemke Lampier, a pasta monitora o Portal e avalia se tudo que precisa ser publicado pelas demais secretarias está sendo efetivado.

Facilidade para o cidadão

Licitacoes compras e contratacoes em Marechal Floriano estao disponiveis no Portal da Transparencia 03“Assim o munícipe tem mais facilidade em acompanhar o que está acontecendo na administração pública. O que mais se pesquisa no portal é a parte de pessoal, mas a gente tem tudo lá, contratos, o andamento da contabilidade da tesouraria, então você dá uma transparência maior para a população. A gente também publica instruções normativas, relatórios, inclusive a do e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão) em atendimento à lei de acesso à informação”, lembra.

Solange destaca ainda que a cada dois anos o Tribunal de Contas do Estado (TCE) faz auditoria no Portal a cada dois anos e a nota da prefeitura de Marechal Floriano tem sido boa.

A manutenção do Portal da Transparência é prevista pela lei federal 131/2009 que obriga União, estados e municípios a disporem em tempo real na internet suas movimentações com receitas e despesas.