Portal da Transparência de Marechal Floriano disponível 24 horas por dia para a população

Quer saber sobre quanto se arrecada e se gasta, sobre licitações para compras, contratação de empreiteiras e até salários de funcionários da Prefeitura de Marechal Floriano? Uma ferramenta disponível 24 horas por dias tem tudo isso: é Portal da Transparência. Moradores do município ou qualquer interessado pode acessar o Portal.

Nele há vários itens que podem ser consultados, cada um referente a um aspecto da administração pública. O item referente a ‘Compras’, mostra as licitações e aquisições que a legislação permite que sejam feitas sem processo licitatório.

No item ‘Materiais e Bens’, o internauta fica ciente do que entrou e saiu do almoxarifado da Prefeitura. O item ‘Receitas’, mostra a origem do dinheiro que vai para o caixa da Prefeitura. Já nas ‘Despesas’, são revelados empenhos, liquidações e pagamentos feitos pelo município.

Por sua vez, o item ‘Orçamento’ expõe o planejamento do município ante despesas e receitas previstas para o ano corrente. O item ‘Repasses’, mostra acordos firmado com outros entes públicos ou da sociedade civil, para a execução de atividades de interesse comum aos participantes.

No item ‘Servidores’, o contribuinte pode saber quantos funcionários atuam na Prefeitura, seus cargos, salários, bem como a situação funcional de cada um. Por fim, há o ainda o item ‘Controle Interno’, que cuida de divulgar auditorias, pareceres, instruções normativas, dentre outras atividades de controle da administração pública.

Há também o item Emergências, relacionado com ações e medidas para contenções de crises. Vale lembrar que dá para entrar tanto por computadores e notebooks, quanto por tablets e smartphones.

A manutenção do Portal da Transparência é prevista pela lei federal 131/2009, que obriga União, estados e municípios a disporem em tempo real na internet suas movimentações com receitas e despesas.

COMO ACESSAR - Para acessá-lo, é simples. Basta entrar no site da Prefeitura, no endereço: www.marechalfloriano.es.gov.br. Daí, clicar na aba ‘Acesso à informação’ ou “Portal da Transparência’.