Corpus Christi sem os tradicionais tapetes nas montanhas

Os tapetes multicoloridos que há décadas encantam moradores e visitantes de municípios da Região Serrana, como em Marechal Floriano, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Castelo, onde famílias mantêm a tradição de Corpus Christi, esse ano não serão apreciados e fotografados.

Devido à pandemia do coronavirus, e de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para não haver aglomerações, as paróquias e comunidades católicas estão realizando procissões do Santíssimo Sacramento em cima de carros, e transmitindo as missas online, por meio da internet.

Em Marechal Floriano, as paróquias planejam formas diferentes de celebrar a data, orientando aos fiéis que acompanhem tudo de suas casas. A Paróquia Sant’Ana, na sede, informa que as missas não terão presença dos fiéis e serão transmitidas pelas redes sociais. Logo após as missas, os padres da paróquia irão circular em carros pelas ruas de suas respectivas comunidades em procissão com o santíssimo sacramento.

“Fique em casa e acompanhe da sua janela, convidamos a todos a enfeitarem seus lares com panos brancos, flores e velas. Que neste dia, o seu coração seja o tapete para Jesus passar”, disse o padre Marcos Barbosa. As comemorações podem ser acompanhadas pelo Instagram: paroquiasantanamf.

Corpus Christi sem os tradicionais tapetes nas montanhas

Os tradicionais tapetes não serão produzidos esse ano na comunidade de Santa Maria

 Na comunidade de Santa Maria, também em Marechal Floriano, onde a data é comemorada há 90 anos, o padre Josemar Stein também circulará com o Santíssimo Sacramento em um carro aberto. A previsão é de que às 10h20 o veículo saia de Santa Maria e prossiga até Araguaia, onde fica a sede da Paróquia São Miguel Arcanjo. “Sem aglomeração e com máscara, venha para a rua com sua família receber a benção”, pede o pároco Josemar Stein. Tudo pode ser acompanhado pelo Instagram: matriz.saomiguelarcanjo.

Em Castelo, que celebra uma das principais festas de Corpus Christi do Estado, as missas serão transmitidas pelas redes sociais (Paróquia Nossa Senhora da Penha Castelo ES). Os horários das missas são: 7h; 9h; 10h30; 12h e 16h30. Após a Missa Solene, de 16h30, haverá procissão pelas ruas da cidade.