XII Encontro da Cultura Italiana de Araguaya acontece neste final de semana

O distrito de Araguaya já está se preparando para o XII Encontro da Cultura Italiana. A festa acontece neste final de semana, nos dias 16, 17 e 18. Por isso, a vila italiana mais charmosa do Estado, já está vestida de vermelho, verde e branco. Tudo isso para celebrar a cultura e as tradições dos colonizadores e imigrantes.

Como todos os anos, muita animação, música, dança e deliciosas comidas italianas são destaques da festa. Este ano, o Encontro da Cultura Italiana fará uma homenagem póstuma aos descendentes italianos, Sr. Nelson Borgo e Srª Vitória Busato Borgo, que foram um dos primeiros moradores do distrito de Araguaya. Borgo era comerciante, colecionador e possuidor do maior acervo cultural particular do Estado, além de ser conhecido como barão de Araguaya. Já Vitória era conhecida por preparar excelentes pratos típicos da culinária italiana.

Além disso, o distrito dispõe de diversos atrativos, como a Estação Ferroviária Araguaya, a Biblioteca Hilton Ezequiel Ronchi, o Museu do Esporte Rafael Ronchi, e também o Centro Cultural e Comunitário Ezequiel Ronchi. Na estação é possível encontrar produtos da agroindústria de Marechal Floriano, uma réplica da antiga Maria Fumaça, e também, a Casa do Nonno que é um dos pontos mais visitados da comunidade.

O prefeito Cacau Lorenzoni, juntamente com a secretária de Cultura e Turismo, ressalta que essa festa é importantíssima para a manutenção da cultura do município, que tem forte influência italiana.