As Festas Pomeranas são mesmo pomeranas?

Folha Pomerana Express , 13 Agosto 2019

As Festas Pomeranas são mesmo pomeranas?

festas01Nessa época do ano, “proliferam” as festas com apresentações de temas típicos em todos os municípios de imigração germânica, em nosso país, alguns com características corretas, lembrando as vestimentas e costumes das regiões de onde vieram seus antepassados. Outras deixam a desejar. Vimos, há pouco, queixa nas redes sociais sobre as festas pomeranas. Realmente é de pensar muito.

Cada município de descendência pomerana deveria se cercar de pesquisadores, historiadores e linguistas para retratar, de fato, os costumes, teatros, folclore e a vestimenta que nossos antepassados tinham como trajes. Mas dos próprios descendentes pomeranos ouvimos queixa. "Vivemos num país de muito calor e essas roupas pomeranas são muito pesadas." Das pessoas que exercem cargos nas prefeituras, como as secretárias de Cultura e Turismo, muitas não têm intenção de regular essas vestimentas típicas. Recebem mil elogios e estarão em evidência para políticas futuras, se a Festa Pomerana local for um sucesso.

O pensamento primeiro é atrair um enorme público, com cerveja em grande quantidade e trazer artistas de renome, esquecendo-se das pessoas talentosas da região. Um secretário de Cultura questionado por nós disse: ¨A Prefeitura precisa de dinheiro em primeiro lugar. Quanto mais pessoas vierem mais lucro e divulgação teremos. E isso vai marcar de modo ímpar a nossa administração.

festas02Certa vez, um secretário de Cultura de um município que se diz pomerano foi a um programa de televisão para convidar os telespectadores para a Festa Pomerana. O próprio secretário estava com vestimenta típica da Baviera. Nas cenas do pequeno vídeo que ele levou para mostrar, aparecia uma casa em estilo da região da Saxônia, copos de chopp da região de Munique e a bandinha que estava tocando, com vestimenta de Hessen, a música no vídeo era típica dos Alpes e não se disse nenhuma palavra em pomerano. E o secretário enfatizava: "Venham para a Festa Pomerana." O que fazer diante desse quadro? Falam e falam tanto em preservar a cultura, costumes, língua, corais, coro de trombones e grupo de danças com trajes típicos. E, quando têm uma chance ímpar de visualização nas redes sociais, na mídia televisiva e jornalística, mostram e fazem propaganda sobre outras regiões alemãs e pouca dos pomeranos, mas enfatizam que é Festa Pomerana.

confira botao coluna 2

 

Histórico