"Streuselkuchen" ou "Cuca"

Folha Pomerana Express , 11 Maio 2017

"Streuselkuchen" ou "Cuca"

Frequentemente se ouve a pergunta: de onde vem esse bolo açucarado conhecido pelo nome de cuca? Na verdade esta guloseima é mais conhecida na região sul do Brasil onde predominava nas refeições dos bailes de kerb e hoje está integrada na alimentação do dia a dia da população. A associação “cuca com linguiça “, sobretudo, é muito apreciada nas regiões de colonização germânica. Mas, também entre os descendentes de pomeranos costuma ser muito consumida.

cuca1Mas, afinal, de onde vem esta iguaria?

Pelas informações que se tem, acredita-se que originalmente ela teria vindo da Silésia (Schlesien) e, com o passar dos anos, depois de se tornar muito popular em toda a Alemanha, teria ultrapassado muitas fronteiras.

Mesmo que sua invenção seja atribuida à culinária silesiana, não há nenhuma prova escrita de que realmente seja originária desta região.

Em fins do século XIX é citada como o mais conhecido bolo caseiro consumido tanto na Silésia como nas províncias prussianas próximas. Certamente, muitos emigrantes provenientes dessa região e espalhados pela Alemanha e, mais tarde, ao seguirem mundo afora, acabaram levando a receita do seu Streuselkuchen predileto para muitos lugares pelo mundo.

cuca2

Originalmente, costumava ser preparado em uma fôrma, como uma massa de bolo ou de pão, porém de espessura bastante fina e, sobre esta, era aplicada uma cobertura preparada com açúcar, gordura e farinha de trigo, em uma proporção de 1:1:2.

cuca3

Mesmo que nos livros de receitas alemãs tradicionais também se citem outros ingredientes, como leite, nata, creme de baunilha, com o passar dos tempos seus apreciadores procuraram aprimorar o sabor do produto. Adicionaram ovos, açúcar ou mel e até mesmo compotas, cereais, frutas cristalizadas, ou mesmo frutas, como maçã, uvas ou cereais. Com estes recursos ampliou-se a sua gama de sabores, desde os mais tradicionais até os mais elaborados ou exóticos.

cuca5

Aqui no Brasil, dentro do processo de aculturação, novas variedades foram surgindo. Desta forma, o café da manhã ou o lanche da tarde passa a ter todo um gostinho especial quando se tem à mesa um saboroso bolo cuca. É uma das delícias que muitos chegaram a conhecer na infância e que, nos dias de hoje, continuam cativando seus apreciadores.

confira botao coluna 2

 

Histórico