Sistema agrícola realiza ações após fortes chuvas na região sul do Espírito Santo

As fortes chuvas que atingiram os municípios de Iconha e Alfredo Chaves, na Região Sul do Estado, provocaram inúmeros prejuízos e o sistema agrícola que é composto pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e as Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa) está realizando uma rede de solidariedade.

Para possibilitar melhor acesso às áreas urbanas e o escoamento de produtos agrícolas, a Seag enviou uma equipe técnica que estará, ao longo da semana, nos municípios afetados pelas chuvas, realizando um levantamento para as obras de conserva e manutenção de estradas rurais do Programa Caminhos do Campo.

O Incaper mobilizou toda a sua rede de unidades para receber donativos que serão distribuídos entre os municípios mais atingidos. Água, alimentos não perecíveis, roupas, produtos de limpeza e de higiene pessoal, além de fraldas infantis e geriátricas, são os itens mais urgentes. As doações podem ser entregues em qualquer unidade do Incaper. Os Escritórios Locais de Desenvolvimento Rural (ELDR) e as Fazendas Experimentais estão à disposição para quem quiser fazer as entregas. Foram acionados vários parceiros para organizar uma logística de distribuição dos donativos.

O Idaf também está recebendo doações em todas as unidades. Além disso, disponibilizou veículos da frota do Instituto e os servidores estão atuando com apoio técnico aos municípios.

Já a Ceasa conta com um ponto de coleta de doações para ajudar os municípios atingidos pelas chuvas. Vários produtos de limpeza e higiene pessoal, água mineral e alimentos não perecíveis foram doados. A Ceasa também está de portas abertas para receber doações no galpão do antigo Mesa Brasil, dentro da Ceasa Cariacica, das 8h às 16h.

“Todo o sistema agrícola está empenhado nas ações para minimizar os impactos causados pelas chuvas nos municípios da região sul. O Governo do Estado está trabalhando arduamente nas ações de reconstrução e retomada da economia dos municípios afetados. Estamos nos colocando à disposição e, sem dúvidas, vamos conseguir passar por esse momento tão difícil para o nosso Estado”, disse o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto.