O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, na manhã desta segunda-feira (19), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Vitor Filho, em Cariacica, para acompanhar a entrega dos alimentos da Agricultura Familiar para as famílias dos estudantes. Mais de 22 mil estudantes, cujas famílias estão inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou no Bolsa Família, estão sendo contemplados com os alimentos. A ação também beneficiou agricultores de 12 cooperativas.

Um novo fungo que acomete o inhame e a samambaia preta foi encontrado, pela primeira vez no Brasil, por pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O fungo,classificado como Dematophora bunodes, ocasiona às culturas a podridão mole da raiz, além de uma rápida murcha e morte da planta. A descoberta inédita foi realizada pelos pesquisadores do Incaper, Hélcio Costa e Inorbert de Melo, em conjunto com pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A conservação do solo é essencial para o desenvolvimento sustentável da agricultura. Para conservar o solo, é fundamental mantê-lo coberto, evitando que a chuva atinja a superfície com elevada energia e que uma enxurrada adquira força e capacidade de arrastar partículas, ocasionando a erosão. Todas as práticas que causem menor revolvimento do solo e que mantenham uma cobertura constante são válidas.

Santa Maria de Jetibá, conhecida como a cidade que mais produz ovos no Brasil, é um município de clima frio, o que contribui para a produção de hortifrútis – outro destaque estadual – e também para o cultivo de café arábica, variedade indicada para a região de montanhas.

As recentes chuvas de granizo atingiram municípios do interior do Espírito Santo no final de março e início deste mês. No município de Vargem Alta, por exemplo, o cenário é de devastação. Muitas propriedades foram completamente dizimadas nas culturas de café, abacate, banana e olericultura. O Sistema Faes/Senar-ES/Sindicatos Rurais está auxiliando no levantamento técnico dos prejuízos e já inscrevendo os atingidos para receberem a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

Os municípios de São Domingos do Norte, Alegre, Vargem Alta, Guaçuí, Mimoso do Sul, São José do Calçado e Jerônimo Monteiro foram prejudicados com as recentes chuvas de granizo que atingiram as lavouras. Nessa segunda-feira (05), a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e parceiros, deu início a um levantamento dos principais impactos que os produtores sofreram durante esse período.