As técnicas para a produção de estacas clonais de mudas de cafeeiro conilon foi o enfoque da tese de um doutorado com trabalhos conduzidos na Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Marilândia. A tese foi apresentada ao Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) Darcy Ribeiro, pelo pesquisador do Incaper e coordenador estadual de cafeicultura, Abraão Carlos Verdin Filho. O conteúdo completo poderá ser acessado futuramente na Biblioteca Rui Tendinha.

No mês de setembro as exportações de café conilon pelo Espírito Santo registraram, mais uma vez, recorde histórico para um mês. Foram embarcadas 667.995 sacas de 60kg do principal produto agrícola capixaba. Clique aqui e leia mais detalhes na matéria publicada pelo Portal da Revista Negócio Rural.

O resultado das 20 amostras de café conilon classificadas na 1ª etapa do Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo será divulgado nesta sexta-feira (09). O regulamento previa a divulgação do resultado de classificação para a última quarta-feira (01), no entanto, a organização do prêmio informou que o adiamento foi devido às adversidades relacionadas ao novo Coronavírus (Covid-19).

As inscrições de amostras de café Conilon no Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo superaram as expectativas da organização. O evento é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O número de inscrições de café Conilon de todo o Estado chegou a mais de 200, com destaque para Afonso Cláudio, município com o maior número cafeicultores inscritos.

O 3º Levantamento da Safra 2020 de Café, divulgado hoje (22), em Brasília, pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), foi estimado em 61,6 milhões de sacas beneficiadas, de 60 quilos, dos tipos arábica e conilon, o que representa aumento de 25% em relação ao ano passado.

O valor médio do pacote de cinco quilos do arroz está em torno de R$ 35. O presidente da Associação Brasileira da Industria do Arroz (Abiarroz), Elton Doeler, afirmou que a alta no preço do produto foi necessária para manter o estímulo da produção do grão e deve permanecer até março do próximo ano.

O Prêmio Excelência de Qualidade Realcafé Reserva está com as inscrições abertas. As amostras de café da variedade arábica produzidas nas propriedades das montanhas do Espírito Santo já podem ser entregues exclusivamente na sede da empresa Tristão Comércio Exterior, em Viana. Clique aqui e veja a informação completa no Portal da Revista Negócio Rural.