Sindicato denuncia ‘covidário’ em plataforma, mas Petrobras nega

Publicado em 21/01/2022 às 13:20

Compartilhe

113701


source
Trabalhadores deitados na Plataforma P-52
Divulgação Sindipetro NF

Trabalhadores deitados na Plataforma P-52

O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-SF) divulgou  uma nota nesta sexta-feira (21) em que acusa a Petrobras criar um “covidário” na área externa do casario da Plataforma P-52, na bacia de Campos (RJ). A estatal, no entanto, negou as acusações e disse que os funcionários dormiam na área externa enquanto era feita a higienização dos camarotes. 

O sindicado alega que a plataforma passa por um surto de casos, “assim como várias outras unidades”, e a empresa mantém os funcionários contaminados a bordo.

A Diretoria do Sindipetro-NF e da Federação Única dos Petroleiros (FUP) informam que já fizeram as denúncias ao MPT (Ministério Público do Trabalho) e irão à Justiça para pedir o desembarque dos trabalhadores e interdição imediata de todas as unidades que passam por surtos.

“A Diretoria do Sindipetro-NF está recebendo várias denúncias da situação, mas parece que o negacionismo do presidente da República se reflete nas plataformas da Petrobrás, que tem mantido os trabalhadores confirmados com COVID a bordo, em alguns casos, por mais de 5 dias com sintomas gripais. Qual seria a intenção? Matar os trabalhadores? Os deixarem loucos? Ou só garantir os bilhões aos acionistas a custo da nossa vida?”, declarou em nota o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra. Confira a íntegra

Em nota enviada ao iG, a Petrobras esclarece que foi realizada testagem em massa dos colaboradores da P-52 e que mantém em isolamento os funcionários que acusam positivo para a Covid-19. Segundo a empresa, todos os novos casos confirmados são assintomáticos ou com sintomas leves, e estão sendo desembarcados, com acompanhamento permanente pela área de Saúde da Petrobras. 

Leia Também

Leia Também

Leia Também

Veja a íntegra da resposta da Petrobras

A Petrobras esclarece que foi realizada testagem em massa dos colaboradores da P52. Conforme previsto nos protocolos adotados pela companhia para prevenção e contágio pela Covid-19, foram tomadas medidas para isolamento dos profissionais com resultado positivo. Todos os novos casos confirmados são assintomáticos ou com sintomas leves, e estão sendo desembarcados, com acompanhamento permanente pela área de Saúde da Petrobras. Alguns trabalhadores foram solicitados a permanecer na área externa da plataforma durante um processo de higienização de seus camarotes e voluntariamente decidiram esperar deitados. Logo após o fim do processo de limpeza, eles retornaram aos camarotes. A Petrobras desempenha atividades operacionais que asseguram o atendimento de bens e serviços de primeira necessidade. Essas atividades nunca foram interrompidas e estão sendo desempenhadas de forma contínua e de acordo com os mais rigorosos padrões de segurança: testagem; distanciamento físico; uso obrigatório e adequado de máscaras; procedimentos de higienização de mãos e equipamentos; adequação de efetivo; identificação e isolamento precoce de colaboradores com sinais e sintomas da doença; orientação permanente sobre medidas preventivas de combate à Covid-19; dentre outros. Infelizmente, observa-se o aumento dos casos em todo o Brasil e esse aumento de incidência da Covid-19 no país tem reflexo também entre os colaboradores da indústria de óleo e gás.

Veja também

Estudantes-aprendem-a-utilizarem-cascas-de-frutas-e-legumes-em-Marechal-Floriano

Estudantes aprendem a utilizarem cascas de frutas e legumes em Marechal Floriano

Bairro-Alto-Marechal-ganhara-obras-de-reurbanizacao-nos-proximos-dias

Bairro Alto Marechal ganhará obras de reurbanização nos próximos dias

Onibus-do-Hemoes-fara-coleta-de-sangue-em-Afonso-Claudio

Ônibus do Hemoes fará coleta de sangue em Afonso Cláudio

Domingos-Martins-recebe-recursos-do-Governo-do-Estado-para-editais-na-area-cultural

Domingos Martins recebe recursos do Governo do Estado para editais na área cultural

Campanha-eleitoral-comeca-hoje-16-nas-ruas-do-pais

Campanha eleitoral começa hoje (16) nas ruas do país

Conselho-de-Assistencia-Social-fara-eleicao-de-novos-membros-em-Domingos-Martins

Conselho de Assistência Social fará eleição de novos membros em Domingos Martins

Semana-sera-de-frio-e-chuva-em-boa-parte-do-Brasil

Semana será de frio e chuva em boa parte do Brasil

Ministerio-da-Saude-ativa-Sala-de-Situacao-para-combate-do-sarampo-no-Pais

Ministério da Saúde ativa Sala de Situação para combate do sarampo no País