Sicoob Sul-Serrano promove ações gratuitas do Dia C em quatro cidades capixabas
Publicado em 28/08/2026 às 08:18
Fotos: Wanda Ferrera/Arquivo Sicoob Sul-Serrano
O Sicoob Sul-Serrano realiza, neste sábado (29), mais uma edição do Dia C (Dia de Cooperar), movimento nacional que valoriza iniciativas de responsabilidade social e voluntariado promovidas pelo cooperativismo. Neste ano, a cooperativa de crédito promove ações de intercooperação em Conceição do Castelo, Muniz Freire, Vitória e Cariacica.
A programação será realizada das 8h às 12h e é aberta ao público. Durante a manhã, serão oferecidos serviços e atividades gratuitos nas áreas de educação financeira, saúde, beleza e recreação, além de apresentações. A expectativa é que aproximadamente 4 mil pessoas sejam beneficiadas nas quatro cidades.
Segundo o Sicoob Sul-Serrano, as ações têm como objetivo aproximar a cooperativa das comunidades e transformar a união de esforços em iniciativas com impacto social direto.
Em Conceição do Castelo, as atividades serão realizadas na Praça do Bairro Nicolau de Vargas, localizada na Rua Nilton Pizzol, s/n. Em Muniz Freire, o evento acontece na Praça Divino Espírito Santo, no Centro.
Em Cariacica, a programação será concentrada na Praça CEU, na Rua Setenta e Quatro, em Nova Rosa da Penha. Já em Vitória, as ações serão realizadas na Avenida Rio Branco, nº 274, no bairro Santa Lúcia.
Para o presidente do Sicoob Sul-Serrano, Cleto Venturim, a intercooperação contribui para ampliar o alcance das iniciativas e fortalecer a atuação social do cooperativismo.
“Somar esforços em uma mesma direção sempre é muito positivo. As ações propostas neste Dia C irão impactar muitas pessoas. Os ganhos sociais são diretos, enquanto os ganhos econômicos são consequência. As pessoas se sentindo apoiadas desenvolvem autoestima organicamente”, afirma.
O Dia C é considerado o maior movimento de voluntariado e responsabilidade social do cooperativismo brasileiro. Desde 2025, a iniciativa passou a contar com um calendário próprio em agosto, separado do Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado tradicionalmente no primeiro sábado de julho.
A mudança ocorreu no contexto do reconhecimento de 2025 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das Cooperativas, reforçando a importância do cooperativismo e de sua contribuição para o desenvolvimento das comunidades.
Fonte: Sicoob-ES