Sexta-feira Santa (30) com Via Sacra pelas ruas e celebração na Matriz de Marechal Floriano

Publicado em 30/03/2018 às 19:42

Compartilhe

Uma procissão – a tradicional Via Sacra – pelas ruas de Marechal Floriano com cerca de 250 participantes, marcou o início das comemorações religiosas desta Sexta-feira (30) Santa. O grupo católico se direcionou à Igreja Matriz onde um número semelhante de católicos os aguardava para participar da celebração “Solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor”.

A procissão foi iniciada no Posto da Polícia Militar desta cidade, seguiu pela margem da Rodovia BR-262, atravessou a ponte do Braço Sul do Rio Jucu, e continuou pela Rua Santana. Em seguida a Via Sacra chegou à Praça José Henrique Pereira e tomou a Avenida Presidente Kennedy até chegar à Igreja Matriz de Santana.

Sexta feira 30 Santa com Via Sacra pelas ruas e celebracao na Matriz de Marechal Floriano 2Os participantes da procissão fizeram as tradicionais paradas, denominadas religiosamente como “estações” e adiantaram no trajeto devido a facilidade de seguir pelas ruas da cidade que no feriado, estava quase parada. Com isso, a celebração na igreja foi iniciada às 15 horas, momentos após a chegada dos católicos que estavam na Via Sacra.

A paralisação serviu para um eventual descanso dos que andaram pelas ruas da cidade. Durante a Via Sacra os participantes cantaram hinos católicos e rezaram as tradicionais Ave Maria e Pai Nosso. Quando iniciou a celebração, o padre Marcos entrou na igreja seguido dos ministros e demais colaboradores.

Sexta feira 30 Santa com Via Sacra pelas ruas e celebracao na Matriz de Marechal Floriano 3Ao chegar ao altar o pároco deitou-se no piso com as costas para cima durante dois minutos. A igreja se manteve silenciosa. A seguir houve as tradicionais rezas, canto de hinos sacros e um grupo católico apresentou uma singela homenagem, tecendo falas sobre o “Calvário de Jesus Cristo”, com a presença e apoio do padre Marcos Brito.

Sexta feira 30 Santa com Via Sacra pelas ruas e celebracao na Matriz de Marechal Floriano 4A celebração agradou aos que participaram como o professor de motoristas Geraldo Capelini “Espetacular é muito pouco para comparar a este encontro religioso que considero como uma marca dessa união existente entre nós. Coisa que não poderá acabar nunca. Aqui estamos no caminho certo”, disse.

O motorista profissional Paulo Cezar Endlich, disse que participa das ações do catolicismo em Marechal Floriano e jamais abandonará este caminho, que considera o melhor. “Todos os anos participo da Via Sacra e outras ações e, também por isso, sinto-me satisfeito e feliz”.

Veja também

juliana_martins

Resgate de turista brasileira em vulcão na Indonésia

1312

Governo discute regulamentação do balonismo turístico após tragédia em Santa Catarina

coluna-vida-saudavel

Avanços tecnológicos revolucionam o tratamento contra a queda de cabelo

resgate de aves

Iema resgata 69 aves em criadouro clandestino em Castelo

Close-up of male hands holding fresh roasted coffee beans in his hand and showing it good quality

Rodada de negócios internacional conecta cooperativas de café brasileiras a compradores estrangeiros

segurança de autoridades

Assessoria Militar do TJES realiza instrução especializada em Segurança de Autoridades

foto SUS

Ministério da Saúde cria sala de situação para monitorar infecções por vírus respiratórios, incluindo influenza aviária

close-up-thermometer

Terceira onda de frio avança pelo Brasil e derruba temperaturas no Sudeste