Setor de serviços do ES inicia o ano com crescimento e se destaca no país

Publicado em 24/04/2023 às 15:22

Compartilhe

Business man owner of the company in the office

Imagem de senivpetro no Freepik

Com crescimento de 3,9% em janeiro de 2023, quando comparado ao mês anterior, o setor de serviços do Espírito Santo iniciou o ano com alta, contrariando a tendência do cenário nacional, que registrou queda de 3,1% no mesmo período. Os dados foram divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) – entidade que integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) -, com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), disponibilizada pelo IBGE.

A pesquisa traz, ainda, os resultados do setor de serviços comparando o mês de janeiro de 2023 com janeiro de 2022. Neste caso, a alta no Espírito Santo foi de 5,8% e no Brasil houve crescimento de 6,1%. No Estado, o segmento que se destacou no período foi o de “outros serviços”, com alta de 19,5%. Esse setor engloba as atividades de manutenção e reparação de veículos, manutenção de computadores, serviços de coleta de lixo e limpeza, entre outros. Também registraram altas os serviços profissionais, administrativos e complementares, com aumento de 15,9%; e transportes, serviços auxiliares e correio, com alta de 6%.

Na análise da Fecomércio-ES, o resultado de janeiro de 2023 é ainda mais positivo por ser um setor que se recuperou de forma mais tardia das medidas restritivas, mas que, atualmente, está acima do patamar pré-pandemia. A federação acredita que o último trimestre de 2022, que foi um pouco menos movimentado no setor de serviços, contribuiu para o resultado positivo acima da média nacional neste primeiro mês de 2023.   

Fecomércio-ES

A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), representando 132 mil empresas, que respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba e empregam 719 mil pessoas. O Sistema Fecomércio-ES atende todo o Espírito Santo, seja por meio das suas 31 unidades em mais 15 municípios ou das ações itinerantes. Representa 22 sindicatos empresariais e tem a missão de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo.

Fonte: Fecomércio-ES

Veja também

geral-22-02-agencia-Brasil

Receita abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

brasi-22-02-defesa-civil-RS

Bolsa Família antecipa pagamento para municípios do Espírito Santo e Rio Grande do Sul

policia-22-02-gov-es-drones

Drones ampliam a segurança nos complexos prisionais do Espírito Santo

brasil-22-02-freepik-estudante

Caixa anuncia concurso com mais de 4 mil vagas para todo o Brasil

geral-22-02-freepik-estudante

Fies Social financia até 100% de encargos para estudantes de famílias do CAD Único

esporte-22-02-gov-es

Paratleta capixaba representa o Brasil em Mundial de natação na Austrália

policia-21-02-pces

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de homicídio em Conceição de Castelo

policia-21-02-mf

Bicicleta e moto são furtadas e um micro-ônibus é arrombado em bairro de Marechal Floriano