Semana da Uva em Marechal Floriano começa com homenagens e programação prossegue

Publicado em 03/02/2022 às 09:00

Compartilhe

Semana-da-Uva-em-Marechal-F

Texto e fotos: Cicero Modolo

Como primeira atividade da programação da Semana da Uva de Marechal Floriano, a Câmara Municipal realizou uma sessão solene para homenageara viticultura, na noite de ontem (02), valorizando a contribuição da uva e do vinho na cultura e economia do município. A sessão foi aberta pelo presidente da Casa de Leis, o vereador Cezinha Ronchi, que parabenizou a todos que contribuem com o setor no município.

Os produtores de uvas no município receberam uma placa de Honra ao Mérito. A programação segue nesta quinta-feira (03), com visitas a propriedades que possuem plantios e processamento de uvas, com dia de campo. Amanhã (04), a programação será realizada no Centro de Agronegócios, em Santa Maria, com importantes palestras de especialistas (veja programação completa abaixo).

“Temos que enaltecer o trabalho de vocês, bem como das personalidades que colaboram e participam ativamente da produção da uva e do vinho em nosso município”, afirmou. O presidente da Câmara Municipal lembrou da Lei nº 2.306/2021, que institui a semana municipal em homenagem à viticultura, a ser comemorado sempre no mês de fevereiro de cada ano.

O evento obedeceu aos decretos em vigor, com restrições como limite de representantes por produtores, número menor de convidados e uso de máscara. Asessão foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara Municipal.

O vice-prefeito de Marechal Floriano, João Cabral Rodrigues Cancellieri;o secretário e a sub-secretária municipal de Agricultura, Sergio Stein e Priscila Kiffer, respectivamente; o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juarez Xavier e os vereadores Natalino Bianqui e Dório Alfredo Braun também participaram da entrega da honrarias. Entre as presenças registradas, estavam o deputado federal Ted Conti, o assessor do senador Fabiano Contarato, Nelson Soares da Silva Junior eo engenheiro agrônomo da Embrapa e especialista em melhoramento genético vegetal de uva e vinho, João Dimas Garcia Maia.

Durante o evento, foi apresentada a palestra com o diretor executivo da Associação dos Produtores de Inhame de São Bento do Espírito Santo (Apisbes), Jandir Gratieri, com o tema: “O Panorama da Viticultura no Município de Marechal Floriano”.

De acordo com Jandir Gratieri, é preciso citar que o projeto integra a região de São Bento de Urânia, que possui a Indicação Geográfica (IG) do inhame Colocasia Esculenta, que abrange os municípios de Alfredo Chaves, Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante e Vargem Alta. O intuito da Semana da Uva em Marechal Floriano é valorizar os produtores e produtoras que trabalham diariamente para incentivar o polo vitivinícola.

“A intenção é melhorar a qualidade dos vinhos, aprimorar a qualificação profissional, geração de renda e oportunidade de novos postos de trabalho, impulsionar o turismo, o agroturismo e gastronomia e valorizar os produtos e subprodutos produzido nas pequenas agroindústrias artesanais. Temos que dar visibilidade e notoriedade ao local ou território aonde são produzidos, lembrando que temos que valorizar o que é produzido na nossa região”, pontuou Jandir Gratieri.

Ao final da sessão solene, foram entregues os Títulos de Honra ao Mérito às personalidades que colaboram e participam ativamente da produção da uva e do vinho no município. Abaixo, segue a lista dos homenageados.

Produtores homenageados

  • Antonio Rigoni
  • Cezar Pedro Huber
  • Clarindo Reggiani Peterle
  • Daniel Furtado Gabler
  • Evaldo Veltem
  • Jandir Gratieri
  • José Romão de Souza
  • Marcelo Barcelos
  • Pedro Lorenzoni
  • Roberto Doro Krohling
  • Vitor Belini Lopes Albertino
  • Arnildo Reggiani
  • José Miguel Gilles
  • Sereno José Gardin Rubert

Programação da Semana da Uva em Marechal Floriano

03/02 (quinta-feira)

  • Dia de campo (Saída do Centro de Agronegócios, em Santa Maria)
  • 09h: visitas às propriedades de Antonio Rigoni, Tatiane Gilles, Família Malini e Unidade de processamento do Gardin Rubert (Sereno José Gardin)

04/02 (sexta-feira)

  • Local: Centro de Agronegócios
  • 09h: abertura
  • 09h30: palestra sobre legislação – José Maurício Andrade Teixeira – Auditor fiscal federal agropecuário
  • 10h: palestra sobre implantação, formação, condução e produção de uvas – Jandir Gratieri
  • 11h: almoço
  • 12h30h: palestra – Ações SEBRAE apoio ao segmento de uva e vinho – Patrícia Cagassu
  • 13h: palestra – Uvas de mesa e uvas de processamento – sucos e vinhos- João Dimas Garcia Maia – Pesquisador da EMBRAPA.
  • 15h: representante SENAR
  • 16h: encerramento

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-07-09 à(s) 16.52.50_5813a06f

Empresária de Marechal Floriano tem caminhão incendiado por índios durante protesto

WhatsApp Image 2025-07-09 at 11.51.01

Governo do Estado anuncia pagamento do Bônus Desempenho

Transcapixaba Hike and Fly. Fotos Divulgação (16)

Espírito Santo recebe terceira edição da Transcapixaba Hike and Fly, com atletas do Brasil e do exterior

Cafe-Tres-Anas_senar-1024x683

Irmãs transformam sítio em referência na produção de café especial em Muniz Freire

Espetáculo de dança 7fm de Iker-Karrera. Foto Francisco Ares

Parque Cultural Casa do Governador recebe festival internacional ‘Dança em Trânsito’ neste domingo (13)

40555cb4-6daf-4e36-9eea-07ab25288a4f

Campanha nacional reforça testagem e prevenção das hepatites virais

IMG_5681

Estado amplia alcance de central de libras e adere ao plano nacional ‘Novo Viver sem Limite’

Encontro Capixaba Mulheres do Agro - 2024

Mulheres do agro ganham destaque na maior feira do setor no Espírito Santo