Sem WhatsApp, lojas registram queda em vendas e buscam SMS para reduzir danos

Publicado em 04/10/2021 às 19:51

Compartilhe

98954


source
Comércio registrou queda nas vendas nesta segunda-feira
Reprodução: ACidade ON

Comércio registrou queda nas vendas nesta segunda-feira

Depois de se apoiarem nas vendas on-line através das redes sociais na pandemia, os pequenos negócios — cuja venda é feita principalmente pelo WhatsApp, Facebook e Instagram — estão se virando para não ter prejuízo total neste dia, com ligações e SMS.

Desde que o ano passado, com as restrições ao comércio, o Instagram se tornou a principal vitrine da Bibelu, loja especializada em roupas para mães e filhas na Barra.

“Tecnicamente, estou parada. Quase 90% da minha receita vem das vendas pelos canais digitais”, diz a dona da loja, Bárbara Moraes.

Além de fazer vários vídeos que geram engajamento no Instagram, as suas vendas são finalizadas no WhatsApp.

“Eu não uso muito outras redes, como TikTok e Telegram. Já tinha escutado que não deveria ficar dependente de uma rede, mas as que mais dão retorno são do mesmo grupo”.

Leia Também

Para tentar contornar o dia de hoje, ela está ligando para as clientes com os pedidos em andamento, mas lamenta a perda das vendas: — Segunda é um bom dia, com média de 10 compra. Hoje foram só quatro. E ainda tem o fato de que é a véspera do Dia das Crianças, ou seja, seria uma segunda com mais pedidos.

Na região da Grande Salvador, na Bahia, a pane também afetou cerca de 40 comerciantes que usam o delivery TrazFavela. O serviço é feito todo através do WhatsApp e conecta lojas, farmácias e mercados com cliente e entregadores que moram na periferia.

Leia Também

Hoje, eles estão telefonando para os clientes e monitorando as entregas via SMS.

“Estamos ligando para os clientes que tinham pedidos, mas o problema atrapalhou novas entregas. Não recebemos mensagem, ninguém ligou e não conseguimos finalizar algumas vendas. O pior é que início de mês é bem movimentado. De uma média de 15 pedidos por dia, hoje foram só quatro”, relata Ana Luiza Sena de Jesus, CEO do delivery.

O Grupo Facebook tem investido em suas redes sociais como ferramenta de negócios para empreendedores. Além de cursos para ensiná-los a usar o Instagram e otimizarem sua visibilidade, eles desenvolveram ferramentas, como o WhatsApp Business, que desde este ano oferece a opção de fazer transferência bancária pelo app.

Veja também

Concurso-de-Qualidade-de-Amendoas-de-Cacau-Capixaba-chega-a-etapa-de-visita-das-propriedades

Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba chega à etapa de visita das propriedades

Festa-de-Rodeio-de-Venda-Nova-do-Imigrante-tera-sorteio-de-R-100-mil-beneficente-ao-Hospital-Padre-Maximo-1

Festa de Rodeio de Venda Nova do Imigrante terá sorteio de R$ 100 mil beneficente ao Hospital Padre Máximo 

Festuris-Gramado-tera-participacao-da-Argentina-1

Festuris Gramado terá participação da Argentina

desfile-de-natal-natal-luz-gramado-3

Decoração da próxima edição do Natal Luz já toma os primeiros contornos em Gramado

Ruas-de-Marechal-Floriano-ganham-novas-placas-com-identificacoes

Ruas de Marechal Floriano ganham novas placas com identificações

Noite-Alema-sera-no-proximo-sabado-13-em-Marechal-Floriano-1

Noite Alemã será no próximo sábado (13) em Marechal Floriano

Criancas-arrombam-porta-de-escola-e-deixam-rastro-de-destruicao-em-Santa-Maria-de-Jetiba

Crianças arrombam porta de escola e deixam rastro de destruição em Santa Maria de Jetibá

Policia-interdita-fabrica-que-comercializava-cafe-irregular-no-Espirito-Santo

Polícia interdita fábrica que comercializava café irregular no Espírito Santo