Sejus realiza a operação nas unidades prisionais do Estado

Publicado em 31/12/2024 às 08:10

Compartilhe

Op1

A Secretaria da Justiça (Sejus), por meio da Gerência de Administração de Segurança Penitenciária (Gasp), e com o apoio da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES), realizou na sexta-feira (27) a Operação Amat Victoria Curam: Garantido a Ordem e a Segurança, uma operação de revista nas unidades prisionais do Estado.

A operação teve como objetivo preservar a ordem e a segurança no sistema prisional do Estado, reforçando os protocolos de segurança e prevenindo a entrada de materiais ilícitos. A ação contou com a atuação de 385 policiais penais e 225 monitores de ressocialização em oito unidades prisionais, localizadas nas regiões Metropolitana, Norte, Noroeste e Sul.

As unidades onde a operação foi realizada são: Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I), Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II), ambas no Complexo do Xuri, em Vila Velha, Penitenciária de Segurança Média II (PSME II) e Penitenciária de Segurança Máxima II, localizadas no Complexo de Viana. Também foram vistoriadas a Penitenciária de Segurança Média de Colatina (PSMECOL), Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), Centro de Detenção Provisória de São Mateus (CDPSM) e Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI). Cerca de 800 celas foram revistadas, e aproximadamente 6.500 internos foram inspecionados.

Durante a operação, não foi registrado nenhum incidente, resistência por parte dos internos ou necessidade do uso de forças.

O secretário de Estado da Justiça em exercício, Nelson Rodrigo Pereira Merçon, ressaltou a importância e o êxito do trabalho coletivo como, também, os esforços para a melhoria do sistema prisional do Estado. “Somos responsáveis pela gestão das unidades prisionais, e a operação que aconteceu de forma coletiva, envolvendo servidores qualificados e comprometidos. Isso mostra a eficácia de medidas necessárias que garantem a ordem e a segurança, tanto para os internos como para os servidores. Temos um Governo comprometido com a população capixaba, e que não tem medido esforços para melhorar o sistema prisional”, disse.

Para o gerente da Gerência de Administração de Segurança Penitenciária (Gasp), Eduardo Faria, o resultado positivo da operação mostra o comprometimento da Secretaria da Justiça em garantir segurança nas unidades prisionais do Estado. “O resultado positivo da operação reafirma o compromisso da Sejus em promover um sistema penitenciário mais seguro e controlado, contribuindo diretamente para a proteção da sociedade e para a melhoria das condições de trabalho dos servidores que atuam no sistema. Estou orgulhoso do trabalho realizado por todas as equipes, cuja dedicação, profissionalismo e coordenação foram essenciais para o sucesso dessa operação”, afirmou.

A diretora-geral da Polícia Penal em exercício, Graciele Sonegheti, destacou a importância da operação e ressaltou o papel da Polícia Penal para a segurança pública do Estado. “Esse tipo de ação é uma intervenção importante para a manutenção da ordem nas unidades prisionais de maneira preventiva. A operação contou com o trabalho de 385 policiais penais, incluindo também os policiais que entraram em exercício neste mês, que atuaram de maneira efetiva, a fim de assegurar um final de ano mais tranquilo dentro do sistema prisional, e também de contribuir com a Segurança Pública do Estado, pois sabemos que essa relação é direta e indissociável”, informou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sejus

Veja também

WhatsApp Image 2026-03-11 at 12.36.36 (3)

Governo do Estado realiza cerimônia de entrega de uniformes da Copa Sesport

f4425084-fbeb-4b3c-91cf-6f40b239ee30

PRF apreende cerca de 100 kg de maconha na BR-262, em Viana

4

Suspeito de tráfico que atuou como pedreiro da prefeitura é preso em Domingos Martins

WhatsApp Image 2026-03-11 at 09.09.54,

Mulher é flagrada com cocaína na rodoviária de Marechal Floriano

capa

Mulher fica presa às ferragens após colisão entre carro e caminhão em Marechal Floriano

c0bbd3efc290b6b71e1f96d856544847_lg_original_

Agrinho 2026 propõe reflexão sobre a relação entre campo e cidade

WhatsApp Image 2026-03-09 at 14.57.21

Terço Gigante da Festa da Penha 2026 será inspirado na simplicidade franciscana e terá cor de madeira

_mg_1451_0

Petrobras diz que pode reduzir impacto da alta do petróleo no Brasil