Sefaz notificou 3.756 empresas que correm o risco de serem excluídas do Simples Nacional

Publicado em 14/10/2024 às 10:00

Compartilhe

simples nacional

Foto: sefaz

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, notificou 3.756 empresas capixabas que correm o risco de serem excluídas do Simples Nacional por possuírem débitos com o Fisco Estadual. Essas empresas acumulam uma dívida total de R$ 34,3 milhões, referentes a infrações de ICMS não recolhido, parcelamentos interrompidos, débitos inscritos em dívida ativa, IPVA, custas processuais e outros tributos.

A exclusão dessas empresas do regime do Simples Nacional será efetivada a partir de 25 de novembro deste ano, caso os débitos não sejam regularizados ou impugnados dentro do prazo estabelecido. A exclusão implica na perda dos benefícios tributários concedidos pelo Simples Nacional, forçando as empresas a recolherem os tributos de acordo com as regras do regime tributário comum.

Os contribuintes foram informados através do Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e), com detalhes sobre as pendências e o prazo para regularização. Para verificar e resolver os débitos, as empresas devem acessar a Agência Virtual da Sefaz e consultar as informações sobre as pendências. Débitos inscritos em dívida ativa podem ser consultados no portal específico.

O que é o Simples Nacional?

O Simples Nacional é um regime simplificado de arrecadação de tributos destinado a Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), instituído pela Lei Complementar nº 123/2006. Seu objetivo é reduzir a burocracia e os custos para pequenos empresários, unificando o recolhimento de tributos e simplificando obrigações acessórias.

Porém, empresas com débitos junto ao INSS ou Fazendas Públicas, que não estejam com a exigibilidade suspensa, perdem o direito de recolher impostos pelo Simples Nacional, como previsto pela legislação.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sefaz

Veja também

portrait-women-women-s-day

Julho das Pretas celebra protagonismo das mulheres negras em todo o Espírito Santo

Transcapixaba Hike and Fly

Transcapixaba Hike and Fly encerra travessia pelo sul do Estado com recorde de atletas

tank against the background of dollars. Concept of war.

Guerra tarifária é vista como negativa pelos pequenos negócios

woman-stretching-nature

Encontre seu ritmo: o poder do autocuidado e da atividade física

clube capixaba de handebol feminino

Clube Capixaba representa o Espírito Santo no Brasileiro de Handebol Feminino

estudantes capixabas no camping escolar paralimpico

Estudantes capixabas participam da 2ª fase do Camping Escolar Paralímpico em São Paulo

vacinação nas escolas

Brasil avança na vacinação de crianças e adolescentes com 1 milhão de doses aplicadas nas escolas

Honey  with honeycomb in white ceramic bowl and wooden drizzler

Brasil exporta 80% do mel aos Estados Unidos e tarifa de 50% preocupa o setor