Secretaria de Saúde de Domingos Martins lança projeto de territorialização de pacientes

Publicado em 15/09/2024 às 09:18

Compartilhe

territorialização

Texto: Bruno Caetano / Foto: PMDM

A Secretaria de Saúde de Domingos Martins lançou, em setembro, um projeto inovador de territorialização de pacientes. A iniciativa visa aprimorar o atendimento à população ao mapear as áreas de atuação dos agentes comunitários de saúde, cadastrar pacientes e direcionar recursos de forma mais eficaz, com ênfase em indivíduos em situação de maior vulnerabilidade.

O projeto, em colaboração com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEpi), começou com o mapeamento detalhado das áreas de atuação dos agentes comunitários utilizando o aplicativo QGIS.

De acordo com a gerência de Atenção Primária à Saúde, o mapeamento detalhado ajudou a criar uma base precisa para a territorialização dos pacientes e cada agente colaborou na definição da área de atuação, pois as divisões nem sempre coincidem com os distritos administrativos.

A Gerência de Atenção Primária de Domingos Martins também esclarece que o projeto estabelecerá áreas específicas para as visitas domiciliares dos agentes comunitários. Durante essas visitas, os agentes cadastraram os pacientes e os classificaram em diferentes níveis de risco, utilizando uma tabela desenvolvida especialmente para o projeto. “Os pacientes classificados com maior risco receberão um número mais frequente de visitas, enquanto aqueles com menor risco terão visitas de acompanhamento”, detalhou Pansini.

A próxima fase do projeto envolve a criação de um “mapa da vulnerabilidade”, que ajudará a orientar as visitas dos agentes comunitários com base no nível de vulnerabilidade identificado. Os pacientes com alta vulnerabilidade terão visitas a cada 15 dias, enquanto os com vulnerabilidade média serão visitados mensalmente. Pacientes com baixo risco terão visitas a cada dois meses, conforme necessário.

Além da condição de saúde, o projeto também considera fatores sociais que podem impactar a vulnerabilidade. Idosos sem rede de apoio foram o ponto focal e receberam mais visitas dos agentes comunitários. O principal objetivo é garantir que os recursos e esforços dos agentes sejam direcionados de maneira eficaz, proporcionando um atendimento mais personalizado e eficiente à população de Domingos Martins.

Veja também

uniformes-escolares-estudantes-alunos-sedu-es

Rede Estadual do Espírito Santo se destaca no Enem 2024 com aumento na participação e alto desempenho

Presenças confirmadas - Coffee Connect x Cooabriel[1]

Pela primeira vez no Espírito Santo, Coffee Connect acontece na Feira de Agronegócios Cooabriel

pedra-azul-julio huber (2)

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho

corpo_49051_Solene-em-Comemoracao-ao-Dia-Nacional-do-Agricultor16072025KamylaPassos

Mais de 30 produtores rurais recebem Comenda do Mérito Agrícola na Ales

HQF_2885-1

Espírito Santo recebe líderes internacionais em evento preparatório para COP30

Imagem do WhatsApp de 2025-07-17 à(s) 11.01.00_0fd46b12

Arraiá movimenta Marechal Floriano neste sábado com música, fé e comidas típicas

_mg_5213

O Pix é nosso, my friend”: Governo brasileiro ironiza investigação dos EUA com publicação nas redes sociais

pzzb1916_0

Brasil manifesta indignação aos EUA por tarifa de 50% sobre produtos nacionais