Sebrae/ES coloca Espírito Santo na rota do turismo Nacional

Publicado em 08/11/2024 às 09:04

Compartilhe

0 - CAPA - Balão[1]

Impulsionado pela necessidade de uma nova matriz econômica, o Espírito Santo vive um momento histórico de investimentos no turismo em 2024. Parcerias estratégicas entre instituições, governo e municípios estão tirando importantes iniciativas do papel. Um exemplo é o Sebrae/ES, que deve investir R$ 50 milhões para programas de capacitação de micro e pequenas empresas do setor turístico nos próximos três anos.

Além desses investimentos, o Sebrae/ES está apostando em novos projetos de fomento ao turismo que estão tomando forma em duas regiões de destaque: Venda Nova do Imigrante, conhecida como a capital nacional do agroturismo, e Pancas, que desponta com o maior Circuito de Tirolesa da América Latina.

“O estado capixaba tem grande potencial para oferecer produtos de turismo de experiência e aventura, especialmente nesses municípios, conhecidos pela cultura, gastronomia e paisagens naturais”, afirma Renata Vescovi, gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência.

Em Venda Nova do Imigrante, o Complexo Turístico de Pindobas está se consolidando como um dos principais destinos de turismo de experiência. O local abriga a sede do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, inaugurada em setembro durante a RuralturES, e voltada para empreendedores que desejam desenvolver negócios no segmento de turismo de experiência.

“Com a nova sede do Polo, esperamos impulsionar a economia local, fortalecendo iniciativas que ofereçam experiências únicas aos visitantes, conectando-os ao agroturismo e à cultura da imigração italiana”, explicou Renata.

O Complexo Turístico de Pindobas é parte do Distrito Turístico de Pindobas, que está em fase de implantação. A região que compõe o distrito já engloba cerca de 20 empreendimentos prontos para serem visitados como a Fazenda Carnielli, Sítio Jabuticabeira, Vinícola Tonole, Queijaria Inês, Agroturismo Família Brioschi, Família Busato Agroturismo, Pousada Bela Aurora, Cervejaria Aurora, entre outros.

Experiência imersiva

Outra atração com a marca do Sebrae/ES é a Casa Nostra, primeiro produto entregue pelo Polo Sebrae de Turismo de Experiência, e que oferece aos visitantes uma imersão nas tradições das antigas casas de imigrantes italianos. O espaço recria fielmente o ambiente de uma casa típica, onde é possível interagir com objetos históricos e participar de atividades como amassar pão, mexer polenta e preparar biscoitos, proporcionando uma vivência autêntica da cultura italiana. Mais informações sobre ingressos e horários podem ser conferidas através deste link.

Balonismo e aventura

No Noroeste do estado, Pancas está se consolidando como um dos grandes destinos de esportes radicais do Espírito Santo, impulsionada por suas montanhas e paisagens deslumbrantes. A construção do maior circuito de tirolesa da América Latina deve atrair um número cada vez maior de turistas interessados em aventura e ecoturismo.

No último dia 9 de outubro, o Sebrae/ES realizou o 1º Seminário de Investidores no Mirante da Tirolesa. Mais de 150 pessoas, entre empresários e possíveis investidores, participaram do encontro, onde foram apresentadas oportunidades para investimento em 16 lotes próximos à

chegada da tirolesa. Pousadas, restaurantes, cafeterias, cervejarias e atrações de aventura, como balonismo, parapente, quadriciclos e paratrike, fazem parte do amplo leque de investimentos que podem ganhar espaço na região.

“O evento proporcionou um panorama das atrações já em andamento, como o Circuito de Tirolesa, o Festival de Balonismo e o Café Pomerano, que têm movimentado a economia local e ajudado a resgatar tradições culturais. Nossa intenção é que os investidores percebam não apenas o potencial financeiro, mas também a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região”, destacou Carla Bortolozzo, gerente da regional Central do Sebrae/ES.

Nova fase para o turismo no ES

Para o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, as novas atrações em Venda Nova do Imigrante e Pancas representam o início de uma nova fase para o turismo no Espírito Santo, que tem potencial para se destacar como um dos principais destinos do Brasil nos próximos anos.

“O turismo é uma atividade transversal, multissetorial, com grande capacidade de transformar territórios. O Sebrae/ES, em parceria com outras instituições, prefeituras e o governo, está trabalhando para colocar o Espírito Santo, de forma definitiva, no mapa dos melhores destinos turísticos do país.”

Veja também

aplicativo_0410211422

Usuários relatam instabilidade no WhatsApp, Instagram e Facebook

0d4a0366

Análise do MDS fornece informações para a inclusão de pessoas em situação de rua

Close-up view of brown wooden mallet of judge

Jovem preso por matar CEO planejou usar bomba e estava afastado da família há meses

WhatsApp Image 2024-12-10 at 17.26.13-1

Saúde confirma primeiro óbito por Oropouche no Espírito Santo

polícia civil

Ação do Ministério Público investiga delegacia de Venda Nova do Imigrante

radio black

Sejus inaugura primeira rádio do Complexo Prisional de Xuri em Vila Velha

woman-getting-vaccine-shot-by-doctor

Gestantes e idosos passam a ter vacina Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação

Ilustração_Expo_italiana (2) (1) (1)

Arquivo Público recebe exposição sobre os 150 anos da imigração italiana