Saúde reforça importância da vacinação contra sarampo àqueles que vão à Olimpíada de Paris

Publicado em 24/06/2024 às 11:39

Compartilhe

saude-24-06-ft-freepik-vacina

Foto: Freepik

Há quase um mês para início dos Jogos Olímpicos, em Paris, na França, a Secretaria da Saúde (Sesa) reforça a importância da vacinação contra o sarampo a todos aqueles que irão acompanhar aos jogos in loco, sejam turistas, atletas ou profissionais a trabalho. É orientada a aplicação de uma ou duas doses da vacina Tríplice viral, que deve ser feita até duas semanas antes da viagem, a depender da situação vacinal prévia.

A recomendação é uma medida de controle que visa preservar a saúde dos viajantes e evitar a reintrodução do vírus no Espírito Santo, uma vez que a França é um dos países europeus em que há circulação ativa do sarampo.

Caso não esteja com o cartão vacinal atualizado, não o tenha mais ou precise de orientação sobre a necessidade de atualização, procure uma sala de vacinação mais próxima de sua residência. A vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, está disponível em todas as unidades de saúde para a população de 01 (um) a 59 anos.

A não vacinação contra o sarampo, entretanto, no âmbito do Regulamento Sanitário Internacional, não impede viagens. Por isso, a Sesa orienta também que, ao retornar ao Estado após os Jogos Olímpicos, a população deve ficar atenta ao quadro de suspeita do sarampo, como sintomas de febre e manchas vermelhas acompanhadas de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite devem ser informados. Em casos assim, procure imediatamente a unidade de saúde para confirmação ou descarte do diagnóstico.

Os Jogos Olímpicos de Paris têm início oficial no próximo 26 de julho e reunirão atletas de mais de 200 países.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode levar à morte. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A vacinação é a única forma de prevenção. O esquema vacinal para o sarampo é composto de duas doses de vacina com componente sarampo para a população de 12 meses a 29 anos, e de uma dose para a população de 30 a 59 anos.

O Espírito Santo não registra casos confirmados desde 2019. Naquele ano, o Estado teve quatro casos importados, isto é, pessoas que contraíram a doença fora do território capixaba.

Fonte: SESA|ES

Veja também

foto esgorto 1

Espírito Santo inaugura primeira Estação de Tratamento de Esgoto sustentável com geração própria de energia solar

rain outside the windows of the villa. tropics

Fim de semana começa com alerta de chuva intensa em todo o ES

WhatsApp Image 2026-03-14 at 11.06.13 pmm

Drogas e arma são apreendidas em Marechal Floriano

2

Acidente na BR-262 termina com carro em chamas e mulher ferida em Domingos Martins

snapinsta.com.br-69b456fd6777d.jpg

Novos desprendimentos de rochas são registrados em área interditada em Afonso Cláudio

WhatsApp Image 2026-03-13 at 09.42.42

Governo do Estado participa de testes de plataforma federal para modernizar compras da alimentação escolar

WhatsApp Image 2026-03-12 at 17.08.54(1)

ES Solidário: Espírito Santo envia doações de capixabas para vítimas das chuvas em Minas Gerais

autismo FREEPIK

STJ decide que planos de saúde não podem limitar terapias para pessoas com autismo