Saúde mental é tema de ações em Domingos Martins

Publicado em 23/05/2023 às 15:36

Compartilhe

saude-mental

Foto: Freepik

O mês de maio marca um importante debate na área da saúde: os cuidados e as necessidades específicas dos indivíduos com sofrimento e transtornos mentais, e no último dias 18, foi celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

A Secretaria Municipal de Saúde de Domingos Martins oferece serviços de atendimento e acompanhamento com equipe especializada, oficinas e outras ações por meio do Setor de Saúde Mental.

A coordenadora da unidade, Elizete Nascimento, destaca as mudanças, ao longo do tempo, no acolhimento e encaminhamentos de pacientes. “Historicamente, indivíduos com sofrimento e transtornos mentais eram estigmatizados, oprimidos e separados das demais pessoas da sociedade por uma barreira física e moral que os distanciavam do convívio social. Através da institucionalização em manicômios, essas pessoas eram excluídas da sociedade como um todo. Assim, ao longo do tempo, observou-se a necessidade de confrontar essa lógica”.

Segundo Elizete, “Com a reforma psiquiátrica, o novo modelo de tratamento passou a incluir ações que envolvem oficinas terapêuticas, atendimentos em grupo e equipes multidisciplinares que buscam o fortalecimento da autonomia da pessoa com transtorno mental”.

Avanços importantes também na legislação brasileira, com a criação da Lei 10.216/2001 que assegura vários direitos aos pacientes com transtornos mentais, como a participação de sua família no tratamento e sua proteção contra qualquer forma de abuso. O marco legal estabelece a responsabilidade do Estado no desenvolvimento da política de saúde mental no Brasil, através do fechamento de hospitais psiquiátricos e abertura de novos serviços comunitários com tratamento voltado para o cuidado em meio aberto, em seu território.

Fonte: PMDM

Veja também

Drymoluber-brazili_ThiagoMarcial-capa-2

Espécies raras de cobras são redescobertas no Espírito Santo depois de décadas

agro-04-03-incaper

Incaper e parceiros vão promover eventos para valorização e empoderamento da mulher rural

capa-coluna-vida-saudavel

Epidemia de obesidade afeta mais de 62,6% das mulheres no Brasil

mundo-04-03-Divulgacao-UNRWA

Israel aceita acordo de cessar-fogo por seis semanas, diz EUA

policia-04-03-Ayrton-Freire-Inter-TV-Cabugi

Fugitivos de Mossoró invadem galpão de fazenda e polícia faz cerco

dengue-ms

Espírito Santo recebe lançamento de campanha nacional contra a dengue

cafe-conefora

Café canéfora tem zoneamento de risco climático atualizado

agropecuaria

Crescimento da economia brasileira é impulsionado pela alta de 15% da agropecuária em 2023