Saúde lança campanha de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis no carnaval

Publicado em 18/02/2023 às 14:10

Compartilhe

2322

Foto: Freepik

A Campanha Nacional de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) tem início nesta sexta-feira (17/2), com o slogan Voltou o Carnaval e com camisinha a alegria é geral. A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de aliar a alegria e a folia típicas da festa popular com a prevenção de doenças e o sexo seguro, com uso de preservativos. O lançamento foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.

“Nós estamos nesse momento lançando nossa campanha de educação em saúde para o período de carnaval, que tem por mote o retorno da alegria, após momentos tão duros que vivemos (e ainda continuamos, na pandemia de Covid-19). Graças à proteção das vacinas é possível brincar e se divertir, com toda amorosidade que existe no carnaval e todas as formas de namoro e de sexo, mas fazemos questão de frisar a importância da proteção,” disse a ministra, chamando a atenção não só para ISTs, mas também para a proteção contra o HIV/Aids.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, mais de 1,2 milhão de preservativos internos e mais de 33 milhões de preservativos externos foram distribuídos aos estados para retirada gratuita em unidades básicas de saúde.

O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é considerado o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/aids e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.

A ministra recomendou ainda a completa vacinação contra Covid-19. “Reforçamos que aqueles que não têm a cobertura vacinal completa e atualizada para Covid-19, que o façam. A alegria faz parte da cultura da nossa sociedade e por isso devemos celebrar e estar juntos nessa corrente positiva nesse carnaval. Nosso mote é ‘a alegria voltou’, mas vamos voltar com essa alegria nos cuidando e nos protegendo,” disse.

TRATAMENTO E ORIENTAÇÃO – O controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) não ocorre somente com o tratamento de quem busca ajuda nos serviços de saúde. Para interromper a transmissão e evitar a reinfecção, é fundamental que as parcerias sejam testadas e tratadas e que tenham orientação de um profissional de saúde.

Fonte: gov.br

Veja também

enem 2 dia

Enem 2025: confira orientações para o 2º dia de provas

atendimento na COP30

Saúde realiza quase 2 mil atendimentos durante a COP30

plataforma da saúde SUS

Ministério da Saúde lança plataforma que integra dados de saúde, clima e território para fortalecer resposta do SUS às mudanças

instituto agronômico

Instituto Agronômico comemora 138 anos de sua criação e o bicentenário de seu criador

In the Hospital Operating Room Diverse Team of Professional Surgeons and Nurses Suture Wound after Successful Surgery.

Estado já realizou mais de 150 mil cirurgias eletivas neste ano

Cerco Inteligente Móvel

Governo do Estado lança Cerco Inteligente Móvel para reforçar combate ao crime

programa para proteção da mulher

Programa Mulher Segura: Governo lança serviço de monitoramento de agressores

concurso de ovos

Eleitos os melhores ovos de galinha do Espírito Santo