Santa Teresa retoma vacinação contra febre amarela

Publicado em 31/01/2017 às 10:44

Compartilhe

O secretário de Saúde de Santa Teresa, Luis Carlos Reblin, concedeu entrevista na manhã de nesta segunda-feira (30), na Rádio Canaã FM, explicando que a vacinação contra a febre amarela continua na Policlínica do Centro, ao lado da prefeitura. Na tarde de ontem, a vacinação ocorreu de 16h às 21 horas.

Reblin salientou que três equipes estão a postos para vacinar a população e disse que esse horário foi bom também para vacinar quem trabalha no comércio. Nesta terça-feira (31), a vacinação ocorre normalmente em todos os postos de saúde do município, a partir das 8h da manhã.

Mais de 12 mil pessoas já foram vacinadas no município e a Secretaria Municipal de Saúde espera vacinar toda a população (cerca de 23 mil pessoas) até a próxima sexta-feira (3 de fevereiro). O secretário disse ainda que houve reunião do secretariado pela manhã e que a pauta é fazer um mutirão para combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

No momento, os transmissores da febre amarela silvestre que está ocorrendo nas matas e atingindo os macacos, são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. O macaco tem o mesmo papel do homem neste ciclo. É uma vítima, uma vez que contrai e manifesta a doença. Assim, outros mosquitos podem picar um macaco contaminado e adquirir o vírus.

É importante lembrar que o macaco não é um transmissor da febre amarela. O que diferencia o macaco do homem é que ele é muito mais sensível a febre amarela, apresentado os sintomas primeiro. Por isso, o macaco tem uma função imprescindível nesse processo: ele é um verdadeiro sentinela.

Veja também

pixebay

Lei capixaba que garante hortas domésticas e comunitárias é sancionada pelo governador Renato Casagrande

assembleia legislativa distribui mudas

Assembleia Legislativa entrega mais de 20 mil mudas para pequenos agricultores capixabas

encontro

Encontro promove integração entre diferentes equipes do Senar-ES

medicamentos para o libano

Brasil envia mais 9 toneladas de medicamentos ao Líbano

premio de mulher de negocios

Confira as vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024

Comunidade quilombola

Quilombolas do Espírito Santo lutam pela garantia de direitos básicos e por justiça social

arboviroses online

Saúde passa disponibilizar resultados de arboviroses de forma on-line

cesan com lucro

Cesan registra crescimento histórico de 43% no lucro em 2024