Santa Teresa retoma vacinação contra febre amarela

Publicado em 31/01/2017 às 10:44

Compartilhe

O secretário de Saúde de Santa Teresa, Luis Carlos Reblin, concedeu entrevista na manhã de nesta segunda-feira (30), na Rádio Canaã FM, explicando que a vacinação contra a febre amarela continua na Policlínica do Centro, ao lado da prefeitura. Na tarde de ontem, a vacinação ocorreu de 16h às 21 horas.

Reblin salientou que três equipes estão a postos para vacinar a população e disse que esse horário foi bom também para vacinar quem trabalha no comércio. Nesta terça-feira (31), a vacinação ocorre normalmente em todos os postos de saúde do município, a partir das 8h da manhã.

Mais de 12 mil pessoas já foram vacinadas no município e a Secretaria Municipal de Saúde espera vacinar toda a população (cerca de 23 mil pessoas) até a próxima sexta-feira (3 de fevereiro). O secretário disse ainda que houve reunião do secretariado pela manhã e que a pauta é fazer um mutirão para combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

No momento, os transmissores da febre amarela silvestre que está ocorrendo nas matas e atingindo os macacos, são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. O macaco tem o mesmo papel do homem neste ciclo. É uma vítima, uma vez que contrai e manifesta a doença. Assim, outros mosquitos podem picar um macaco contaminado e adquirir o vírus.

É importante lembrar que o macaco não é um transmissor da febre amarela. O que diferencia o macaco do homem é que ele é muito mais sensível a febre amarela, apresentado os sintomas primeiro. Por isso, o macaco tem uma função imprescindível nesse processo: ele é um verdadeiro sentinela.

Veja também

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba

ministerio-da-saude

Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos à estados e municípios

selo-artesanal

Curso sobre Selos de Identificação Artesanal será realizado em julho

Em-apenas-7-meses-Mapa-alcanca-recorde-anual-de-aberturas-de-mercado

Em apenas 7 meses, Mapa alcança recorde anual de aberturas de mercado

pao-e-produto-alcoolico

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

qualificacao-de-turismo

Programa de Qualificação para o Turismo oferece novas oportunidades

inscricao-para-nossa-bolsa

Governo do Estado divulga lista com suplentes às vagas oferecidas pelo Programa Nossa Bolsa 2024/02

nota-premiada

Fique ligado: dia 18 de julho tem sorteio do Nota Premiada Capixaba!