Sanfoneiros e distribuição de pães para homenagear Santo Antônio, em Araguaia

Publicado em 05/06/2017 às 13:41

Compartilhe

Neste final de semana, centenas de pessoas se reuniram para a tradicional festa em honra a Santo Antônio, na bonita capela localizada em Araguaia. Colonizado por italianos, o distrito traz uma fortíssima devoção ao santo. E a sanfona acompanhou todos os festejos, desde a celebração, na manhã deste domingo (04) passando pelo Encontro de Sanfoneiros, durante a tarde, até o forró de encerramento, à noite.

A festa começou no sábado (03) , com a Trezena, quadrilha organizada pelos alunos da EEEFM Victório Bravim e forró com Ernesto Mathias. No domingo, a celebração teve início às 10 horas. O tema central foi o Dia de Pentecostes.

Além disso, quem participou pode acompanhar a Consagração a Santo Antônio, a Oração a Santo Antônio, a tradicional canção no idioma Italiano, “Antônio Santo”, e o canto final “Santo Antônio, que estás junto a nós”. Durante a canção “Antônio Santo” foi feita a distribuição dos pães de Santo Antônio, benzidos durante a celebração.

festa de santo antonio mf 2

Tarcísio Borgo, que é responsável pela capela, agradeceu, emocionado, a todas as pessoas que colaboraram, por mais um ano, para que a festa de Santo Antônio acontecesse. “Eu só tenho que pedir a Santo Antônio que abençoe a cada um de vocês. Agradeço a quem doou brindes, a quem deu um dia de trabalho para nos ajudar, a quem está trabalhando hoje, para que a festa aconteça. Enfim, agradeço a todas as pessoas que estão aqui, participando desse momento conosco.”

Durante a celebração, foi feito o sorteio de quatro imagens de Santo Antônio. Logo após, foi servido almoço, porções, churrasco, além de canjica, cuscuz, pudim e um enorme bolo recheado de medalhinhas de Santo Antônio. A roleta garantiu a diversão do público.

Durante a tarde aconteceu o 1º Encontro de Sanfoneiros de Santo Antônio, com 14 participantes. Um deles foi o seu José Brambilla, de 91 anos, morador de Venda Nova. Logo após, Bráulio e Amigos da Viola, sorteio da rifa com 15 prêmios, Forró com Alcino, Luiz Galvea e Charopinho. Às 19 horas, oração da Trezena e, às 20 horas, aconteceu o encerramento da festa.

No próximo dia 13, que é o Dia de Santo Antônio, haverá Santa Missa na Capela de Santo Antônio às 19 horas, marcando o fim da Trezena. Logo após, terá um lanche compartilhado.

Veja também

esporte-15-07-ft-div-gov-es-ginastas-capixabas

Dupla capixaba da ginástica rítmica garante pódio por equipe em última competição antes da Olimpíada

saude-15-07-ft-div-SESA-cirurgia

Espírito Santo soma mais de 70 mil cirurgias eletivas realizadas neste ano

geral-16-02-policlinica-pmmf

Vagas de emprego com salários de quase R$ 2 mil em Marechal Floriano

cultura-15-07-ft-divulgacao-candidatas-festa-morango

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

geral-15-07-ft-gov-es-confecao-roupas-unidade-prisional

Unidade prisional confecciona conjuntos em TNT para pacientes em situação de rua

brasil-15-07-ft-Reproducao-Redes-Sociais-PMERJ-eperacao-policial-Rio

Rio tem megaoperação policial em dez favelas na manhã desta segunda

mundo-15-07-ft-Rebecca-DROKE-ataque-Trump

Trump dá primeira entrevista após levar tiro: ‘Deveria estar morto’

geral-15-07-ft-Renan-Louzada-incendio-pedra-azul

Incêndio em Pedra Azul é combatido por equipes dos bombeiros