Sancionada lei para combate ao racismo nos estádios e arenas esportivas do Espírito Santo

Publicado em 01/04/2024 às 14:25

Compartilhe

politica-01-04-freepik

Foto: Freepik

O governador do Estado, Renato Casagrande, sancionou, na última quinta-feira (28), a Lei Nº 12.067, que institui a Política Estadual de Combate ao Racismo nos estádios e arenas esportivas do Espírito Santo. Clique aqui para ter acesso ao documento publicado no Diário Oficial do Estado.

A lei tem como objetivo prevenir e combater atos de injúria racial e discriminação no âmbito do esporte, assegurando a todos os torcedores o direito de frequentar os estádios e arenas esportivas com segurança e respeito. A lei estabelece punições para os atos racistas de forma exemplar, para que sirva como um desestímulo a esse tipo de comportamento.

A Política Estadual de Combate ao Racismo prevê diversas medidas, como a criação e ampla divulgação de medidas de acolhimento e auxílio às vítimas de racismo. Também se torna facultativo o encerramento da partida em caso de racismo praticado por um grupo de pessoas ou em caso de reincidência de reconhecida manifestação de conduta racista, sem prejuízo das sanções previstas no regulamento da competição e da legislação desportiva.

A lei também institui o Protocolo de Combate ao Racismo, que permite que qualquer cidadão informe a qualquer autoridade presente no estádio sobre um caso de racismo. Assim, são consideradas autoridades os policiais militares, bombeiros, guardas ou qualquer funcionário da segurança do estádio.

Importante destacar que, para fins desta lei, considera-se evento esportivo oficial todo aquele organizado pelas entidades integrantes do Sistema Nacional do Desporto, conforme disposto no artigo 13 da Lei Federal nº 9.615, de 24 de março de 1998. A nova lei também poderá ser regulamentada pelo Poder Executivo e entra em vigor 30 dias após a data da publicação oficial.

Fonte: Governo ES

Veja também

doador de sangue

Junho Vermelho: mês dedicado ao Doador Voluntário de Sangue reforça importância da solidariedade que salva vidas

oculos pelo sus

Região Central de Saúde realiza 4ª ação para medição e entrega gratuita de óculos a usuários do SUS

tecnologia verde

Tecnologia verde promete reduzir calor em instalações rurais e aumentar produtividade no campo

marcelo santos

Marcelo Santos reúne mais de mil pessoas em prestação de contas

Degustação cafés

Maior evento de Indicações Geográficas do Brasil, Connection tem crescimento de 92,5% em participações

padre patrick fernandes

Padre Patrick Fernandes estará em Afonso Cláudio nesta terça-feira

Procon nas Escolas

Mais de 800 alunos da Rede Pública Estadual de Ensino já foram contemplados pelo projeto Procon nas Escolas

CAR

Espírito Santo é destaque em estudo com radiografia do Cadastro Ambiental Rural